quinta-feira, 12 de março de 2015

Projeto RH-Bahia é apresentado ao Conselho de Política de Recursos Humanos do Estado

Administração

11/03/2015 19:10


Aprimorar os processos de gestão de carreiras e talentos do Estado com alto nível de segurança e maior economia financeira. Este é um dos objetivos da implantação do Projeto RH-Bahia, que foi apresentado ao Conselho de Política de Recursos Humanos do Estado (Cope) na terça-feira (10). 

O Projeto RH-Bahia é desenvolvido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb). O novo sistema de gestão de pessoas utiliza o módulo Human Capital Management, ou gerenciamento de capital humano, software de gestão da empresa alemã SAP. O programa é utilizado em 60% das operações mundiais.

Entre os ganhos com a implantação do SAP, está o resgate do histórico funcional dos 186 mil servidores ativos. São informações veiculadas no Diário Oficial e nos prontuários nos últimos 33 anos. Em outra frente, está o aprimoramento dos processos de gestão de carreiras e talentos. A automatização também vai proporcionar a redução na quantidade de possíveis inconsistências na folha de pagamento. “Estamos consolidando não apenas novas tecnologias de gestão de recursos humanos, no âmbito da máquina pública, mas também uma filosofia de trabalho inédita no setor”, afirma o secretário da Administração, Edelvino Góes.

A apresentação foi dirigida aos integrantes do Cope, que representam as secretarias do Planejamento, Fazenda, Administração, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, além da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O conselho é presidido por Edelvino Góes, que também participou da reunião.  

Segunda fase

O Projeto RH-Bahia está na segunda fase. Sessenta e sete órgãos, incluindo empresas públicas, autarquias e outras instituições da administração direta e indireta, estão envolvidos. A ação aperfeiçoará os gastos com o funcionalismo, dando mais transparência à sociedade.

Denominada de Business Blueprint (BBP), a segunda fase em curso, do total de cinco, consiste da discussão dos processos de recursos humanos, contemplando as respectivas revisões para, posteriormente, consolidar a implantação do sistema SAP. Neste período foram revistos e homologados 27 processos. Para tanto, a equipe do projeto se reuniu com representantes dos órgãos para discutir, atender e contemplar todas as necessidades específicas das instituições.

Nenhum comentário: