terça-feira, 31 de março de 2015

Rui Costa quer a Bahia como referência na educação

Fonte:Tribuna da Bahia
Nascido no proletário bairro da Liberdade e sem nunca ter podido estudar num desses colégios de ponta, que oferecem uma educação recheada de recursos tecnológicos e coisas tais, o hoje governador Rui Costa lembra bem dos tempos que estudou no Luis Tarquínio. A qualidade do ensino podia não ser das melhores, mas houve sempre uma determinação dos professores e os alunos que queriam estudar e aprender não saiam de lá vazios no saber.
 
De lá para cá um fosso foi se abrindo entre o ensino público e o privado. Quem tinha pai rico em condições de pagar os melhores colégios, dava o primeiro passo na formação com uma boa vantagem em relação aos demais. A escola pública foi ficando meio sucateada. A qualidade do ensino foi sendo sacrificada. Rui nunca se conformou com isso e eleito governador, resolveu dar à educação a prioridade que ela merece.
 
E para mostrar esse seu comprometimento ele lança hoje um inédito e ambicioso projeto: o programa Educar para Transformar, o Pacto pela Educação do Governo da Bahia. Um programa que pode tê-lo como idealizador, mas que Rui faz questão de partilhar com todos os gestores municipais que estarão envolvidos neste projeto.
 
A ação visa a melhoria da qualidade da educação no estado, a partir da formação de uma rede de parceria com municípios, educadores, estudantes, gestores e empresários, além de instituições públicas e privadas, universidades e, principalmente, com as famílias.
 
 ”Decidi colocar a educação no pilar central desta gestão porque entendo que é a partir dela que criamos a possibilidade de transformar o ser humano. Se hoje sou governador é porque tive pai, mãe e muitos professores que me honraram com o patrimônio da educação. Vamos transformar toda a Bahia com este projeto”, disse o governador Rui Costa em emocionado depoimento exclusivo à Tribuna, ressaltando que a Educação é uma prioridade do seu mandato.
 
 Rui esclarece que o pacto objetiva também melhorar o rendimento e a proficiência dos estudantes e, consequentemente, alterar positivamente os indicadores de desempenho das escolas, transformando a Bahia em uma referência nacional.
 
“O que pretendemos, prioritariamente, é garantir a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental. Queremos todos com desempenho adequado à sua série, sempre buscando o sucesso na trajetória escolar. Vou fazer valer meu compromisso de campanha, com a garantia de Aula 100%, com professores e estudantes em sala de aula aprendendo, ensinando e compartilhando conhecimentos”, destaca o governador.
 
O Educar para Transformar, como foi batizado o pacto desenvolvido pelo Governo do Estado, envolve ações distribuídas a partir de cinco eixos temáticos. 
 
“O primeiro eixo é a colaboração entre Estado e municípios, que será pactuado nesta segunda. Na sequência, temos o fortalecimento da educação básica na rede estadual; a educação profissional; as parcerias com universidades, empresas e outras organizações sociais; e a integração família-escola”, explica o governador.
 
Educadores e a família terão papel importante
 
O termo de compromisso entre prefeitos e Governo do Estado prevê uma série de ações conjuntas para fortalecer a educação na Bahia. Dentre elas, destacam-se a formação continuada de professores e coordenadores de redes municipais; produção e distribuição de livros e materiais didáticos e de literatura infantil de autores baianos para alfabetização e letramento; bem como ampliação e fortalecimento do atendimento à educação infantil, com base no Plano Nacional de Educação (PNE). “Também iremos investir na construção do Currículo Bahia, que expresse as singularidades e as diversidades da cultura do nosso Estado”, ressalta Rui.
 
 A médio prazo, explica Rui, “serão adotadas medidas visando fortalecer a parceria para alfabetização de jovens e adultos por meio do [projeto] Todos pela Educação (Topa)”. Também está em foco, neste primeiro momento, a ampliação da educação profissional, com a oferta de programas como o Profuncionário, Pronatec, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a formação de técnicos em políticas públicas para municípios e consórcios municipais.
 
 ”A adoção de ferramentas destinadas a facilitar a administração escolar, através do Sistema de Gestão Escolar (SGE), também constitui uma das ações desse Eixo, assim como assessoramento técnico e transferência de tecnologia para organização da educação municipal”, garante o governador. Está prevista, ainda, a ampliação e fortalecimento dos mecanismos de participação de estudantes e familiares na vida da escola, acrescenta Rui.
 
 ”Melhorar a educação é um desafio do Estado, dos municípios, mas também de toda a sociedade”, continua Rui. “Queremos e vamos buscar a participação de todos os setores: das universidades, das empresas e de outras organizações sociais, como os sindicatos e os movimentos sociais”. O governador também destaca a importância da participação dos educadores e das famílias, afinal, como diz, “os pais e os professores são os grandes mestres e fonte de inspiração para que nossas crianças e jovens se encantem pela aventura saudável da aprendizagem”.
 
 Para o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, “este programa é a reafirmação do esforço dos sistemas públicos de educação, com destaque para a consolidação da alfabetização das crianças e a garantia da permanência, com sucesso, dos estudantes nas escolas. A perspectiva é qualificar a educação como mecanismo de construção de um novo futuro para a juventude baiana”.
O evento, que será realizado às 9h no auditório do Senai/Cimatec, em Salvador, deve contar com a presença de cerca de 300 prefeitos, segundo previsão do Cerimonial do Governador. Os gestores municipais vão assinar o termo de compromisso ao programa. Para a cúpula do Poder Executivo Estadual, o pacto já é um marco da gestão de Rui Costa.

Nenhum comentário: