quarta-feira, 18 de março de 2015

PONTE SALVADOR-ITAPARICA: SEPLAN ENVIA NOTA AO PORTAL, MAS DÚVIDAS PERSISTEM

.Fonte: BahiaEconomica..........................................................................................................................................................................................................................................

 
 

Em nota de Esclarecimento enviada ao Bahia Econômica, relacionada com a matéria " Gabrielli gastou R$ 90 milhões na Ponte Salvador-Itaparica, hoje inviabilizada” a coordenação técnica do Projeto Sistema Viário Oeste – Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, vinculada à Seplan, informou que a equipe montada para o projeto não está desmobilizada, mas continua trabalhando e que várias ações estão sendo realizadas.

O comunicado concorda, no entanto, como afirma a matéria, que a construção da ponte é inviavel no momento atual. “É preciso concordar com a reportagem do Bahia Econômica quando esta afirma que a atual 'situação do país' política e econômica, exige corte de investimentos públicos e adiamento da execução de alguns grandes projetos, como é o caso do SVO (Sistema Viário do Oeste)” diz a nota, referindo-se à ponte, mas conclui que “a Seplan acredita que a presente conjuntura será superada”.

Em relação à  McKinsey & Company, a nota afirma que não procede a informação de que a empresa de consultoria internacional “não apresentou qualquer produto relacionado à consultoria”,  e diz em caráter de explicação: “os relatórios da McKinsey & Company serviram de base para várias dezenas de apresentações realizadas pela SEPLAN em eventos públicos na Capital e no interior do Estado”.

Em relação a esse ponto, o Bahia Econômica continua vendo desproporção entre o resultado desse trabalho - “material para apresentação em eventos públicos” - que não foram divulgados ao público em geral  e o valor de R$ 40 milhões que está sendo pago à referida consultoria. O comunicado da Seplan informa, no entanto, que os referidos documentos estão sendo analisados pelo TCE.

A nota ressalta que o EIA-RIMA do projeto já está pronto e já foi protocolado no INEMA e que, com o aceite,  será  iniciada a fase de audiências públicas; Informa que os Projetos Básicos de Engenharia da Ponte e do trecho Salvador-Ponte do Funil (BA-001) estão em fase final, devendo ser concluídos até o final de maio;

Segundo o texto,  o Governo do Estado está decidido a ampliar os estudos de engenharia, em nível de projeto funcional, para o trecho, a ser duplicado, entre a Ponte do Funil e o entroncamento entre as BRs 116 e 242 (atuais BA-001, BA-046e BA-026);

Essas informações mantêm as dúvidas levantadas pela equipe do portal, no sentido de que, mesmo sabendo da inviabilidade do projeto e num momento de forte aperto nas contas estaduais, o governo permanece gastando recursos sabendo das dificuldades para a construção da ponte.

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