terça-feira, 17 de março de 2015

Mais duas estações irão integrar Linha 1 do Metrô de Salvador


    Vistoria das Obras da Estação de Metrô Pirajá
      
     

Com a conclusão das obras das estações de Bom Juá, em abril, e de Pirajá, no mês de junho deste ano, o Metrô de Salvador vai atingir a extensão de 12 quilômetros e atender um número ainda maior de localidades. Os dois trechos serão integrados à Linha 1, que atualmente segue desde a Lapa, passando pelo Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, até Retiro, todas já em operação, sob responsabilidade da CCR Metrô Bahia.

As novas estruturas do metrô foram visitadas na manhã desta terça-feira (17) pelo secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Carlos Martins, e comitiva, que acompanharam o andamento das obras. O grupo verificou as instalações da estação do Bom Juá, com inauguração prevista para o dia 9 de abril, marcando o início da operação de mais dois quilômetros, no trecho que segue do Retiro até a estrutura nova.

A Linha 1 chegará a cerca de dez quilômetros de extensão, com a entrega do próximo mês, e vai beneficiar mais 60 mil pessoas da região, de acordo com o secretário Carlos Martins. “Vamos entregar mais um equipamento importante dentro dessa infraestrutura de mobilidade que está mudando a cidade. O metrô chegando até aqui e daqui seguindo para Pirajá vai permitir que ainda mais pessoas tenham acesso garantido a um transporte eficaz e de qualidade”.

Pirajá

A Linha 1 ainda vai chegar até a região de Pirajá, com previsão de conclusão das obras até junho, com cerca de quatro mil pessoas envolvidas na construção e canteiro de obras, que funciona 24 horas por dia. Os 150 mil metros quadrados, onde está sendo construído um complexo, vai dar apoio a todo o sistema do metrô, com pátio de manutenção, centro de controle operacional definitivo, estrutura necessária para reparos dos trens, além da estação.

Para o presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, o trecho está em “obra intensa, com ritmo acelerado. Já há um trecho concluído, até o chamado Juá II, e avançando rápido sobre áreas complicadas para a construção na capital baiana”.

De acordo com o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, a estrutura vai concentrar diversas funções e levar o metrô à parte estratégica da cidade. “Em Pirajá, funcionará o ‘cérebro’ do sistema, porque, além da parte administrativa das Linhas 1 e 2, ainda vai atender um centro importante de transporte de pessoas em Salvador, por meio da integração com o ônibus e com uma dos pontos muito movimentados da capital, que é a Estação Pirajá”, explicou Copello.

Metrô até Lauro de Freitas

Já está em obra a Linha 2 do metrô, que vai do Acesso Norte até Lauro de Freitas, com a construção de mais onze estações, passando por regiões como o Detran, Iguatemi, Imbuí, Bairro da Paz e Mussurunga.
 
Fonte:SECOM

Nenhum comentário: