A CONSTRUÇÃO DA FIOL E OS PROGRAMAS AMBIENTAIS
A Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL (EF 334) teve sua construção iniciada em 28 de abril de 2011 no trecho entre os municípios de Ilhéus e Caetité, no Estado da Bahia, com 536,53 km.Esse trecho é dividido em 04 lotes de construção. Junto com a execução das obras são implantados programas ambientais para a preservação do meio ambiente como também da qualidade de vida da população.
Os programas ambientais envolvem assuntos relacionados à fauna; vegetação; conservação do solo e água; lixo; prevenção contra queimadas; patrimônio arqueológico; qualidade do ar; educação ambiental; indenização e relocação de populações; contratação e treinamento de pessoal; educação ambiental entre outros.
Todos os envolvidos na construção da Ferrovia recebem noções básicas sobre meio ambiente, segurança e saúde e são orientados a interferir o mínimo possível nos hábitos, costumes e rotinas da população, respeitando assim o modo de vida de cada localidade.
Em 2014 foi iniciada a construção da ferrovia no trecho entre os municípios de Caetité e Barreiras, no estado da Bahia, com 485,37 km de extensão. dividido em 03 lotes de construção e a construção da ponte sobre o rio São Francisco. Com trato no meio ambiente e qualidade de vida.
Municipios da Bahia que abrangência da Fiol
Do Oeste Baiano:
total de cinco (5) que são 01- Barreiras / 02-Correntina / 03 – Jaborandi /04 – Luis Eduardo Magalhães / 05- São Desidério;
Da Serra do Espinhaço - BA: Total de doze (12) que são 01 - Aracatu / 02 –
Brumado / 03 – Caetité / 04 – Dom Basilio/05 - Ibiassucê / 06 – Igaporã / 07 – Ituaçu / 08 –
Lagoa real / 09 – Livramento de Nossa Senhora / 10 – Matina / 11 – Pindaí e 12
Rio do Antonio
Do Médio Rio de Contas
– Ba.Total de Oito(8)
01- Barra
da Estiva / 02 Contendas do Sincurá / 03
Iramaia / 04 – Jequié / 05 – Manoel Vitorino / 06 Maracás /07 Mirante /
08 Tanhaçu
Da Mata Atlântica – Ba.: Total de Dezoito (18) 01-
Aiquara / 02- Aurelino Leal / 03 Barra do Rocha
/ 04 – Barro Preto / 05 –Gongogi / 06- Ibirapitanga / 07 – Ilhéus /08 – Ipiaú /
09 – Itabuna / 10 – Itacaré / 11 – Itagi / 12 – Itagibá / 13 Itajuipe / 14
Jitauna /15 – Maraú / 16 Ubaitaba /17 – Ubatã e 18 Uruçuca
Esta ferrovia que se inicia em Figueirópolis –TO((onde se
liga a ferrovia Norte/Sul) e que tem em seu projeto 1.527 km e termina em Ilhéus –BA, registra sua presença
em 16 municipios do Sudeste Tocantinense-TO como listo a seguir:01- Alvorada /02-Arraias/03-Aurora
do Tocantins/04- Campos Belos(GO)/05-Combinado/06-Conceição do Tocantins/07-Figueirópolis/08-Gurupi/09-
Lavandeira/10-Novo Alegre/11-Paranã/12-Peixes/13-Ponte Alto do Bom Jesus /14-Sicupira/15-Taguatinga
e 16- Taipas do Tocantins.
Muitos são os entraves, desculpas,
interesses outros em impedir, postergando de todas as formas a consumação dessa
importante obra que beneficiaria de forma direta aos estados da Bahia e de
Tocantins e ao país como uma consequência lógica.
O que será feito dessa obra no
atual momento em que tudo gira em torno de Petrobras, que está sendo passado a
limpo?
Quantas vezes manchetes foram
publicadas tratando desse vital empreendimento em pró do Brasil na imprensa do
Sudeste e do Sul?
Para eles impedir o crescimento
de outras regiões é manter a distância em progresso e assim a desigualdade e os
privilégios daquele Brasil continuar... o resto é conversa fiada para boi
dormir.
O Brasil tem muita coisa séria
para ser cuidada e de forma mais imediata possível, pois o tempo passa e a
tendência é o grito do social de forma mais drástica e arbitrária e a
democracia talvez não seja o suficientemente forte para suportar (queira Deus
que sempre a Democracia seja à vencedora para o bem de todos nós).
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