terça-feira, 10 de março de 2015

Ferrovia que a Bahia precisa

A CONSTRUÇÃO DA FIOL E OS PROGRAMAS AMBIENTAIS

 A Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL (EF 334) teve sua construção iniciada em 28 de abril de 2011 no trecho entre os municípios de Ilhéus e Caetité, no Estado da Bahia, com 536,53 km. 

Esse trecho é dividido em 04 lotes de construção. Junto com a execução das obras são implantados programas ambientais para a preservação do meio ambiente como também da qualidade de vida da população.

 Os programas ambientais envolvem assuntos relacionados à fauna; vegetação; conservação do solo e água; lixo; prevenção contra queimadas; patrimônio arqueológico; qualidade do ar; educação ambiental; indenização e relocação de populações; contratação e treinamento de pessoal; educação ambiental entre outros.

 Todos os envolvidos na construção da Ferrovia recebem noções básicas sobre meio ambiente, segurança e saúde e são orientados a interferir o mínimo possível nos hábitos, costumes e rotinas da população, respeitando assim o modo de vida de cada localidade.

  Em 2014 foi iniciada a construção da ferrovia no trecho entre os municípios de Caetité e Barreiras, no estado da Bahia, com 485,37 km de extensão. dividido em 03 lotes de construção e a construção da ponte sobre o rio São Francisco. Com trato no meio ambiente e qualidade de vida.

Municipios da Bahia que abrangência da Fiol

Do Oeste Baiano: total de cinco (5) que são 01- Barreiras / 02-Correntina / 03 – Jaborandi /04 – Luis Eduardo Magalhães / 05- São Desidério;

Da Bacia do São Francisco: Total de doze (12) que são 01- Bom Jesus da Lapa / 02 -  Carinhanha/ 03 – Coribe / 04 – Caculé / 05 - Guanambi / 06 – Malhada / 07 – Palmas do Monte Alto / 08 – Riacho de Santana /09 – Santa Maria da Vitoria / 10 – Santana / 11 – São Felix do Coribe e 12 Serra do Ramalho

Da Serra do Espinhaço - BA: Total de doze (12) que são 01 -  Aracatu / 02 – Brumado / 03 – Caetité / 04 – Dom Basilio/05 -  Ibiassucê / 06 – Igaporã / 07 – Ituaçu / 08 – Lagoa real / 09 – Livramento de Nossa Senhora / 10 – Matina / 11 – Pindaí e 12 Rio do Antonio

Do Médio Rio de Contas – Ba.Total de Oito(8)

01-   Barra da Estiva / 02 Contendas do Sincurá / 03  Iramaia / 04 – Jequié / 05 – Manoel Vitorino / 06 Maracás /07 Mirante / 08 Tanhaçu

Da Mata Atlântica – Ba.: Total de Dezoito (18) 01-   Aiquara / 02- Aurelino Leal / 03 Barra do Rocha / 04 – Barro Preto / 05 –Gongogi / 06- Ibirapitanga / 07 – Ilhéus /08 – Ipiaú / 09 – Itabuna / 10 – Itacaré / 11 – Itagi / 12 – Itagibá / 13 Itajuipe / 14 Jitauna /15 – Maraú / 16 Ubaitaba /17 – Ubatã e 18 Uruçuca

Esta ferrovia que se inicia em Figueirópolis –TO((onde se liga a ferrovia Norte/Sul) e que tem em seu projeto 1.527 km e  termina em Ilhéus –BA, registra sua presença em 16 municipios do Sudeste Tocantinense-TO como listo a seguir:01- Alvorada /02-Arraias/03-Aurora do Tocantins/04- Campos Belos(GO)/05-Combinado/06-Conceição do Tocantins/07-Figueirópolis/08-Gurupi/09- Lavandeira/10-Novo Alegre/11-Paranã/12-Peixes/13-Ponte Alto do Bom Jesus /14-Sicupira/15-Taguatinga e 16- Taipas do Tocantins.
Muitos são os entraves, desculpas, interesses outros em impedir, postergando de todas as formas a consumação dessa importante obra que beneficiaria de forma direta aos estados da Bahia e de Tocantins e ao país como uma consequência lógica.
O que será feito dessa obra no atual momento em que tudo gira em torno de Petrobras, que está sendo passado a limpo?
Quantas vezes manchetes foram publicadas tratando desse vital empreendimento em pró do Brasil na imprensa do Sudeste e do Sul?
Para eles impedir o crescimento de outras regiões é manter a distância em progresso e assim a desigualdade e os privilégios daquele Brasil continuar... o resto é conversa fiada para boi dormir.

O Brasil tem muita coisa séria para ser cuidada e de forma mais imediata possível, pois o tempo passa e a tendência é o grito do social de forma mais drástica e arbitrária e a democracia talvez não seja o suficientemente forte para suportar (queira Deus que sempre a Democracia seja à vencedora para o bem de todos nós).

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