terça-feira, 1 de maio de 2012

A vida social atual, a educação e a posição da mulher na escolaridade

A economia registra que em 2010, 32,7% da população recebiam até 1 (um) salário minimo de rendimento de trabalho e que as pessoas de carteira assinadas eram 63,9% dos empregados e que a sociedade praticava uniões consensuais em torno de 36,4% e que por questões da mulher ter melhorado em muito sua capacidade em escolaridade provocou uma queda na fecundidade na última década em torno de 20,1%.

Tudo isso levou ao país a uma considerável melhora nos percentuais de nível de instrução, muito embora ainda hoje esse nível ainda seja baixo haja vista que 50,1% são sem instrução ou com fundamentos incompletos.

A escolaridade da mulheres é mais alta que a dos homens, talvez em decorrência dos hábitos culturais de que o homem tem que trabalhar mais cedo e as mulheres trabalhadoras tem 52% com 11 anos ou mais de estudos isso considerando pesquisas realizadas com abrangência aos anos de 2003 e de 60% em 2008.

As mulheres são maioria com 56% das matriculas hoje nos cursos de graduação e pós-graduação em todo país;
As mulheres com 62% de ocupação dos cargos administrativos em empresas privadas; muito embora em cargos de gerente geral e presidente dessas organizações tem apenas 16% .

A vida da população brasileira de uma forma geral melhorou, muito embora ainda haja uma grande desigualdade quando o assunto em pauta foca as regiões brasileiras, pois os percentuais de domicílios por exemplo com micro computadores no Sudeste é de 48% e no Nordeste de 22,1% e o desnível cresce de forma muito acentuada quando a comparação é com o Norte do país.

A Educação é um dos vetores de maior importância para o desenvolvimento e o progresso de qualquer nação e pelo que pode se observar as mulheres estão colaborando de forma decisiva para a melhoria do índice educacional do país e nos últimos anos as mulheres tiveram ganho real de 13,5% no rendimento de trabalho enquanto os homens apenas 4,1%

Em breve voltarei sobre o assunto com outros dados e detalhes.

Dados IBGE 2010.

Um comentário:

Colégio Lisboa disse...

Este é um assunto interessante pois as mulheres são importantes em todos os cargos pois em muitas situações a sabedoria da mulher sabe a melhor solução.