A Valec para a Bahia
até agora é uma grande mentira
Capitulo 03/05
Nos primeiros dias de abril deste
ano o governador Wagner acompanhado dos Ministros dos Transportes (Paulo Sérgio
Passos) e do Planejamento (Miriam Belchior) visitou os canteiros de obras da
Ferrovia de Integração Oeste/leste (Fiol) essas autoridades se reuniram com
representantes das empresas responsáveis pelas obras para acertarem medidas
para acelerar as obras.
Comentei sobre a Ferrovia
Oeste/leste o que me leva a lembrar minha afirmação anterior de que o Projeto
Pedra de Ferro da Bamin considerado um dos maiores investimentos da Bahia é um
exemplo de um empreendimento dependente de que as obras de infraestrutura como
da Ferrovia Oeste/Leste e do Porto Sul terá que sair do papel e das promessas e
tornar-se realidade que vai transformar a Bahia no terceiro maior estado
produtor do minério de ferro, ficando atrás apenas de Minas Gerais e do Pará, o
que de certo será um grande e importante impacto positivo na Economia de nossa
Bahia.
Entretanto a Ferrovia que teria
que já ter concluído em torno de 50% levando em conta o planejamento da Valec
divulgado de forma insistente só tem para mostrar 5%; muito embora a Valec
descuidada como seja com os interesses da Bahia não mudou em seu site sequer as
previsões iniciais para a conclusão das obras, fato que considero um verdadeiro
deboche aos leitores que buscam informações atualizadas sobre o assunto.
Nos primeiros dias deste mês de
maio a Andrade Gutierrez líder do consórcio que estava com 2.500 homens
contratados no canteiro de Jequié, perdeu a paciência e as demissões alcançaram
a 2.300 empregados.
Em efeito dominó o Secretário de Indústria
e Comércio do governo Wagner Sr James Correia bateu forte na VALEC e no IBAMA,
a qual não poupou a Valec por não cumprir a Plano Básico Ambiental.
James declarou que se a Valec não
tem capacidade de coordenar a Fiol, que admita, pois tudo está travado por incompetência
e que as obras tem em torno de 18 meses de iniciada e apenas 5% concluída.
A Bahia tem recebido muito pouco do governo federal, o que está levando aos empresários vencedores das licitações das obras da FIOL a profundos sintomas de estresse o que também foram manifestados em membros de nosso governo.
Os interesses econômicos de
outros Estados estão prevalecendo no andamento da velocidade de Lesma dessa
obra, que por conclusão dentro de um raciocínio lógico impede a licença
ambiental para a construção do Porto Sul que também vive de audiências e muita
conversa fiada.
Afinal quem atrapalha mais as
ações para construção da ferrovia que desde a elaboração de seus estudos já
tinha garantido o seu funcionamento pela sustentabilidade oriunda de sua
utilização?
Certamente IBAMA e outros órgãos a parte, a Valec é a maior responsável e por trás disso tudo há interesses maiores de outro estado o que me lava a imaginar: quando acabará o tratamento desigual entre os estados da federação brasileira?
Nenhum comentário:
Postar um comentário