terça-feira, 8 de maio de 2012

Ferrovia de Integração Oeste/Leste

A Valec para a Bahia até agora é uma grande mentira

Capitulo 03/05


Nos primeiros dias de abril deste ano o governador Wagner acompanhado dos Ministros dos Transportes (Paulo Sérgio Passos) e do Planejamento (Miriam Belchior) visitou os canteiros de obras da Ferrovia de Integração Oeste/leste (Fiol) essas autoridades se reuniram com representantes das empresas responsáveis pelas obras para acertarem medidas para acelerar as obras.

Comentei sobre a Ferrovia Oeste/leste o que me leva a lembrar minha afirmação anterior de que o Projeto Pedra de Ferro da Bamin considerado um dos maiores investimentos da Bahia é um exemplo de um empreendimento dependente de que as obras de infraestrutura como da Ferrovia Oeste/Leste e do Porto Sul terá que sair do papel e das promessas e tornar-se realidade que vai transformar a Bahia no terceiro maior estado produtor do minério de ferro, ficando atrás apenas de Minas Gerais e do Pará, o que de certo será um grande e importante impacto positivo na Economia de nossa Bahia.

Entretanto a Ferrovia que teria que já ter concluído em torno de 50% levando em conta o planejamento da Valec divulgado de forma insistente só tem para mostrar 5%; muito embora a Valec descuidada como seja com os interesses da Bahia não mudou em seu site sequer as previsões iniciais para a conclusão das obras, fato que considero um verdadeiro deboche aos leitores que buscam informações atualizadas sobre o assunto.

Nos primeiros dias deste mês de maio a Andrade Gutierrez líder do consórcio que estava com 2.500 homens contratados no canteiro de Jequié, perdeu a paciência e as demissões alcançaram a 2.300 empregados.

Em efeito dominó o Secretário de Indústria e Comércio do governo Wagner Sr James Correia bateu forte na VALEC e no IBAMA, a qual não poupou a Valec por não cumprir a Plano Básico Ambiental.

James declarou que se a Valec não tem capacidade de coordenar a Fiol, que admita, pois tudo está travado por incompetência e que as obras tem em torno de 18 meses de iniciada e apenas 5% concluída.

A Bahia tem recebido muito pouco do governo federal, o que está levando aos empresários vencedores das licitações das obras da FIOL a profundos sintomas de estresse o que também foram manifestados em membros de nosso governo.

Os interesses econômicos de outros Estados estão prevalecendo no andamento da velocidade de Lesma dessa obra, que por conclusão dentro de um raciocínio lógico impede a licença ambiental para a construção do Porto Sul que também vive de audiências e muita conversa fiada.

Afinal quem atrapalha mais as ações para construção da ferrovia que desde a elaboração de seus estudos já tinha garantido o seu funcionamento pela sustentabilidade oriunda de sua utilização?

Certamente IBAMA e outros órgãos a parte, a Valec é a maior responsável e por trás disso tudo há interesses maiores de outro estado o que me lava a imaginar: quando acabará o tratamento desigual entre os estados da federação brasileira?

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