sábado, 5 de maio de 2012

Ferrovia de Integração Oeste-Leste

A Valec para a Bahia até agora é uma grande mentira
Capitulo 02/05

Conhecendo os estudos e projetos da CEPRAM e do Ministério dos Transportes correspondentes a Ferrovia Oeste/Leste, o governo da Bahia através da Secretaria da Indústria,Comércio e Mineração publicou a Revista " Bahia Oportunidades" editada junho/julho de 2010, em que em um de seus mais importantes assuntos focou de forma magnifica a "Bahia nos Trilhos" em que o objeto era a Ferrovia Oeste/Leste, a qual ampliaria os horizontes do Estado no caminho do desenvolvimento, pois dinamizaria o escoamento da produção, fortalecendo em muito a exportação.

E a obra considerada como prioritária, estava incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

E entre os municipios de maior influência da Ferrovia Oeste/Leste, no trecho da Bahia de 1.116 km relaciono os seguintes:

Barreiras - Correntina - Jaborandi - Luís Eduardo Magalhães - São Desidério - Bom Jesus da Lapa -Carinhanha - Coribe - Guanambi - Malhada - Palmas de Monte Alto - Riacho de Santana - Santa Maria da Vitoria- Santana - São Félix do Coribe - Serra do Ramalho- Aracatu - Brumado - Caetité - Dom Basílio -Ibiassucê - Ituaçu - Lagoa Real - Livramento de Nossa Senhora - Pindaí - Rio do Antônio - Barra da Estiva - Contendas do Sincorá - Iramaia - Jequié - Manoel Vitorino - Maracás - Mirante - Tanhaçu - Aiquara - Aurelino Leal - Barra do Rocha - Gongogi - Ibirapitanga-Ilhéus - Ipirá - Itabuna - Itacaré - Itagi - Itagibá - Jitaúna - Ubaitaba - Ubatã e Uruçuca.

E o governo do Estado fez estudos que apontavam os principais investimentos para esses 32 municípios e os próximos, conquanto fosse óbvio que os setores mais beneficiados seriam de produção de grãos, de serviços e de mineração que contariam com estruturas de transportes mais eficientes a menor custo, além de ser uma área territorial que aumentaria a oferta de empregos.

O entusiasmo do governador Wagner(legítimo representante dos anseios do povo) e de seus secretários era passado aos empresários já radicados na região e aos que demonstraram interesse em investir nos mencionados municípios, além e sem dúvida a toda a sociedade da região que contava com o tempo passando rápido para o inicio e a consumação da grande obra.

Aguarde o Capitulo 03/05.

Nenhum comentário: