sexta-feira, 11 de maio de 2012

Oportunidades de investimentos na Bahia são apresentadas a japoneses


A Bahia foi convidada pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil para participar do encontro que, mensalmente, sempre com a presença de um governador, apresenta as oportunidades de investimentos em seu estado. No evento realizado nesta sexta-feira (11), em São Paulo, para um público de aproximadamente 100 empresários e investidores japoneses, o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, representou o governador Jaques Wagner.



Segundo dados da Câmara, presidida por Masaki Kondo (Mitsubishi Corporation do Brasil), a Bahia é o quinto estado brasileiro em volume de recursos investidos por empresas japonesas no país, entre os anos de 2004 e fevereiro de 2012, totalizando R$ 1,15 bilhão.



Setor naval



O Japão é o sexto maior investidor internacional no Brasil e os laços do empresariado japonês com a Bahia vêm se estreitando cada vez mais. No início deste mês, por exemplo, a empresa japonesa Kawasaki Heavy Industries Ltda., se associou às baianas Odebrecht, OAS e UTC, no empreendimento de construção e operação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), na Ponta do Corujão, município de Maragogipe, no Recôncavo baiano.



Com 130 anos de experiência no ramo, a empresa passou a ser dona de 30% do EEP e se comprometeu a transferir tecnologia e capacitar os trabalhadores locais para atuar na construção de navios, plataformas de exploração e unidades de perfuração de poços de petróleo. Maior investimento privado em realização na Bahia, com previsão de R$ 2 bilhões até 2014, o EEP vai gerar quatro mil empregos e recolocar o estado no mercado da indústria naval.



Texo Agecom

Nenhum comentário: