Obra da Arena Fonte Nova passa dos 60%
A construção do novo equipamento multiuso avança em ritmo acelerado com a instalação da cobertura
A construção da Arena Fonte Nova segue a todo vapor cumprindo o cronograma para receber a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014. O avanço físico da obra já é superior a 60%.
No momento, a obra atinge o pico com 3 mil trabalhadores (operários, técnicos e engenheiros, incluindo pessoal próprio e terceiros) mantendo 22 horas de trabalhos divididos em 2 turmas.
Fase atual
Neste momento estão sendo executados os serviços de montagem da superestrutura da arena (pré-moldada e moldada in loco), com a colocação de pilares, vigas e lajes. Também está sendo concluída a colocação das vigas jacaré (que apoiam as arquibancadas), e em fase avançada a instalação das arquibancadas. Esta fase de montagem da superestrutura já passa dos 95% de execução.
A obra avança ainda na construção dos acessos às rampas laterais e na fundação do edifício garagem. Este mês também já foram iniciadas as instalações elétricas nos primeiros pavimentos.
Ao todo, serão utilizados na obra 45 mil m³ de concreto, sendo 14 mil m³ em peças de pré-moldados e 31 mil m³ em peças moldadas no próprio canteiro de obras.
Já foram finalizadas as etapas de demolição, reciclagem do concreto, terraplanagem e fundações da arena.
Cobertura
Outra novidade é a antecipação da instalação da cobertura que estava prevista para maio, mas foi iniciada em abril. Já foram instalados 13 módulos da estrutura metálica da cobertura no setor leste da arena. Fato relevante é que toda a estrutura metálica e cabos de aço já se encontram em Salvador, o que representa um avanço significativo para esta etapa da obra.
a. Demolição: 100% concluída.
b. Reciclagem: 100% concluída.
c. Terraplanagem: 100% concluída.
d. Fundações: 100% concluído
e. Superestrutura( Pilares,Vigas, Lajes e Arquibancadas): mais de 95% concluído
Próximas etapas
Julho/2012 – início da fase de acabamento
Outubro / 2012 – Previsão de início da instalação dos assentos
Outubro / 2012 – Previsão de início da instalação do campo de futebol
O projeto
A nova arena, que atenderá as mais rígidas necessidades para o mundial de futebol não ficará restrita aos eventos esportivos. Este será um complexo de lazer para a população, que sediará também shows de grande porte, congressos e encontros de negócios. Está sendo construído um equipamento moderno, seguro e confortável com aproximadamente 50 mil assentos cobertos, distribuídos em três níveis de arquibancadas, além de 70 camarotes, restaurante panorâmico, com vista para a arena e para o Dique do Tororó, e cerca de duas mil vagas de estacionamento.
Sua estrutura abrigará também sala de imprensa, quiosques, elevadores, sanitários e espaço cultural. Além disso, o projeto oferecerá acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, circulação vertical por elevadores e posição de cadeirantes nas arquibancadas, atendendo as normas brasileiras e permitindo acesso e conforto para todos. A área total do terreno, que tem aproximadamente 116 mil m², possui 90 mil m² dedicados à arena multiuso, além da área de hospitalidade e do edifício garagem.
Link evolução da obra: http://360.io/SC6gLc
Nenhum comentário:
Postar um comentário