sábado, 12 de maio de 2012

Quando desata o nó e Salvador possa ter uma orla decente em serviços para seus usuários?

Projetos - Nova Orla


O projeto abrange 12 km de praias, desde o Jardim de Alah até Itapuã. Racionaliza e amplia o sistema viário e agrega equipamentos de expressão macro urbana, fomentando o desenvolvimento cultural, turístico e ambiental ao criar um grande parque linear, voltado para qualidade de vida dos habitantes.
 CARACTERÍSTICAS – Ampliação da área livre das praias e criação de facilidades para sua frequência – Disciplina a funcionalidade nas barracas de praia com instalação de sanitários e áreas de apoio – Ordenamento do calçadão e ciclovia com recuperação da vegetação litorânea – Alargamento da Avenida Otávio Mangabeira e melhorias dos entroncamentos viários.
 JARDIM DE ALAH – Através de via elevada, soluciona o acesso ao Costa Azul e prevê o alargamento e a implantação de um binário na Avenida Otavio Mangabeira. E também a criação de calçadão e deck, ao longo de todo coqueiral, com pérgolas para massagem, aparelhos para atividades físicas e barracas de praia.
 AEROCLUBE – Através de via elevada, reordena o acesso ao centro de convenções e cercanias. Na quadra do Aeroclube, está prevista a revitalização do shopping e de toda área com a criação de um centro de música, aquário municipal em formato piramidal, casa de espetáculos e arena para shows. Todo conjunto desenvolve-se a partir de um lago e de ramblas. Nas áreas circundantes, prevê-se a renovação urbana com ocupação residencial e hoteleira.
BOCA DO RIO – Com a retirada do Clube Bahia, será instalado um núcleo de esportes radicais integrado a diversas quadras poliesportivas com infraestrutura de apoio. Será criado ainda uma torre com restaurante panorâmico e píer.
PARQUE DE PITUAÇU – A ideia é interligar o parque à praia, resgatando a continuidade da sua cobertura vegetal, construindo-se um semimergulhão na Avenida Otavio Mangabeira.
Serão implantados centro de visitantes, núcleo de referência ambiental, diversos viveiros, além de um borboletário, criando uma amostra viva da biodiversidade local. Estão previstos ainda 2 sistemas de teleféricos que funcionarão sob forma concessão. Um deles, com 1,5 km, será paralelo à costa. O segundo, com cerca de 2,5 km, interligará a orla ao futuro Centro Olímpico a ser implantado junto ao estádio Roberto Santos.
 RIO JAGUARIBE – A intervenção neste trecho será a supressão da via de automóveis da margem esquerda do rio, criando um parque linear.
 PRAIA DE PIATÃ – Na ponta do antigo Casquinha de Siri, será criado um centro gastronômico. O coqueiral e as dunas serão preservados e diversos decks com barracas de praia serão implantados.
PRAIA DE PLACAFORD – A partir deste trecho, a Avenida Otávio Mangabeira passará a contar com 3 faixas de rolamento em cada perna do binário, cujo centro está prevista uma área para renovação urbana.
 PRAIA DE ITAPUÃ – Implantação da Praça da Sereia, revitalização da Praça da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e criação da Praça do Acarajé com um pequeno centro gastronômico. A reordenação viária será feita através de binário. A nova pista à beira-mar vai democratizar o acesso à praia, onde será implantada a área de apoio náutico. O Farol de Itapuã terá o seu entorno revitalizado com a criação de praça e museu náutico. Instituto Viver Cidade Arquiteto Ivan Smarcevscki

O projeto acima faz parte do programa Salvador - Capital Mundial - a cidade de nosso futuro.
Não é assunto politico, é necessidade de uma metrópole que não pode ficar atrás de quase todas orlas existentes nas capitais do norte do país.
Já passou do tempo de juntar forças politicas e realizar as obras necessárias,

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