segunda-feira, 14 de maio de 2012

Seplan informa:


Secretários de Planejamento do Nordeste debatem projetos de infraestrutura e logística para desenvolvimento da região

Projetos e programas de infraestrutura e logística considerados prioritários para o desenvolvimento do Nordeste foram identificados pelos secretários do Planejamento dos estados da região, reunidos hoje (14), no Gran Hotel Stella Maris, no seminário Logística para o Desenvolvimento do Nordeste, realizado no âmbito do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan). O conjunto de ações elencadas pelos secretários formarão uma pauta comum cujos pleitos serão encaminhados ao governo federal



A partir do consenso entre os secretários de Planejamento dos nove estados nordestinos e com a participação do secretário do Espírito Santo, está sendo elaborada uma carta, a qual tem como objetivo a definição de uma pauta de ações e uma agenda de trabalho relacionada à inserção do Nordeste nos planos nacionais de logística de transportes, infraestrutura energética e redes de dados e comunicação, a exemplo de inserir portos e aeroportos no Programa Nacional de Portos e Aeroportos, investimento em ferrovias que ligam o Nordeste ao restante do país, construção e recuperação de rodovias para estimular as atividades comerciais e de transporte, além de linhas de transmissão elétrica, uma vez que a limitação do fornecimento de energia acaba limitando o crescimento da região.



O documento, que está nos ajustes finais, incorporará as ações estaduais que tëm impacto interregional. Entre as principais demandas levantadas na reunião de hoje está a necessidade de investimentos na interligação aeroviária entre os estados nordestinos. Secretários de estados como Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe mencionaram os entraves no tráfego aéreo entre as capitais da região, bem como a precariedade ma malha rodoviária, que traz prejuízos para a indústria a para o escoamento da produção agrícola.



“O desafio agora é que cada estado analise sua própria dinâmica e verifique que projetos locais têm conectores com os modais interregionais”, observou o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli. Na reunião, ele foi eleito diretor da Regional Nordeste do Conseplan.

Nenhum comentário: