terça-feira, 5 de agosto de 2008

Vamos discutir Ilhéus? – Etapa III-B

Tratei em” Vamos discutir Ilhéus – Etapa III A” da necessidade de planejamento para a reformulação do Sistema Viário de Ilhéus em decorrência da construção do Complexo Intermodal, constituído de ferrovia, porto e aeroporto (esse em estágio de elaboração de projetos e conclusão prevista para final de 2010 ou no decurso de 2.011) e da urgência da construção inicialmente de uma ponte ligando as duas partes da cidade (de um lado o Pontal e outros bairros e do outro lado o Centro e outros bairros), HAJA VISTA ILHÉUS SER HOJE REFÉM DA PONTE LOMANTO JUNIOR.

Tratei de exemplificar o tipo de tecnologia para a construção da nova ponte (que não deverá ser meramente uma construção destinada a ligar margens opostas duma superfície liquida qualquer) que poderá ser a exemplo da recente obra inaugurada em São Paulo, sustentada por tirantes de aço, sem estrutura de concreto nas águas e/ou a construção de ponte convencional a moda antiga.

Tratei do visual estético e turístico da Ponte estaiada; tratei de apelar para arquitetos e engenheiros para em distinção a cidade de Ilhéus apresentarem esboços de projetos, com custos estimativos, afim de que procedimentos técnicos ocorram naturalmente para obra desse porte, haja vista a necessidade de alças, contornos, entornos e retornos e das novas pistas de rolamento de tráfego, inclusive com ciclovia, passeios e proteções para segurança de todos que por ela transitarem.

É de bom alvitre se entender de uma vez por todas, que o município não tem condições com recursos próprios de bancar uma construção a esse nível; entretanto é de obrigação das entidades, associações, comércio, indústria, e de toda a sociedade, buscar através de órgãos competentes e ou pessoas físicas e jurídicas, a análise de um Controle de Gestão com as previsões de custos, para que se possa atendendo as necessidades de financiamentos, repasse financeiro da União e Estado e assinatura de Convênios. partir para uma discursão sabendo o que se vai pedir e negociar.

Vamos discutir Ilhéus – Etapa III B

Esclarecido para aqueles que não leram nesse mesmo espaço o assunto acima, dou abaixo as sugestões em caráter primário e possível de ser entendido pelos doutores no assunto e em observância as exigências locais, conjunturais se transformar ou não em projeto viável para o crescimento e expansão desta cidade que beira aos 500 anos.

O 2º trecho do Sistema Viário teria seu inicio nos fundos da Concha Acústica (onde terminaria o 1º trecho), seguiria por onde funcionam a Brasigáz, fundos das edificações a beira mar até ligar-se a Rua Medeiros Neto e daí a beira mar chegando à praia do Marciano e em variante chegar aos fundos da Avenida Ubaitaba (lado do encontro do rio com o mar).



O bom senso pede Ferrovia, Porto, Aeroporto, Nova Ponte, Duplicação da rodovia Ilhéus/Itabuna, Petróleo em nossos mares, trabalho, emprego, enfim outros Ilhéus, preservada e linda por natureza.

Em breve voltarei a falar sobre o Sistema Viário de Ilhéus, partindo daí até o São Domingos.

Nenhum comentário: