sábado, 30 de agosto de 2008

Aeroporto Jorge Amado - Ilhéus

SALVADOR, BAHIA, SÁBADO E DOMINGO, 30 E 31 DE AGOSTO DE 2008 I ANO XCII - N Os 19.784 E 19.785
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DA BAHIA
Anac adia entrada em vigor das restrições ao aeroporto de Ilhéus
AVIAÇÃO
Os novos procedimentos, já em estudo, poderão permitir pouso e decolagem de aeronaves de grande porte.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) adiou para dia 16 deste mês a vigência da instrução normativa que restringia as operações de aviões de grande porte no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, sul da Bahia.
O adiamento foi confirmado após encontro da secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Maria Dal Chiavon, ontem, em Brasília (DF), com a presidente da Anac, Solange Vieira.
De urgência, a Anac fará um estudo para viabilizar a elaboração e homologação de procedimentos que permitam ao piloto iniciar a descida do avião por instrumentos e, na altura de 5 mil pés, circular e prosseguir para pouso, em condições visuais (manuais). Tais procedimentos permitirão o pouso e decolagem de aviões de grande porte, sem a necessidade de retirada da alguns obstáculos localizados próximos ao aeroporto, que prejudicariam a visão do piloto.
Um representante do Governo do Estado foi convidado pela Anac para acompanhar as reuniões com os órgãos técnicos sobre o aeroporto de Ilhéus e qualquer medida a ser adotada será discutida e comunicada previamente ao governo e às lideranças locais.
Paralelamente, serão agilizadas as discussões sobre o projeto de construção do novo aeroporto. A Agência também deu sinal verde para a realização de convênios com o Governo da Bahia para reformas, ampliação de capacidade e ajustes nos aeroportos de Porto Seguro e Vitória da Conquista, cujas obras já estão licitadas.
O adiamento da vigência da instrução normativa da Anac é visto pelo secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, como uma possibilidade da revogação definitiva da medida.
Para Leonelli que, na última quarta-feira, enfrentou acalorados debates com empresários do sul do estado, confirma-se a informação que ele prestou à comunidade de Ilhéus e região, de que o governador estava trabalhando silenciosa, mas firmemente, na defesa do funcionamento do aeroporto de Ilhéus.
Leonelli disse que passou para a secretária Eva Chiavon um detalhado relatório da reunião com a Câmara de Turismo da Costa do Cacau, CDL e outras entidades, que contém, inclusive, propostas técnicas sugeridas pela própria Infraero para resolver o problema sem o impedimento de vôos por instrumento.
Revogação definitiva é provável A reunião entre Eva Chiavon e Solange Vieira foi complementar aos contatos feitos quintafeira, em Brasília, pelo governador Jaques Wagner com ministros de Estado e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após a posse do novo ministro da Cultura, o baiano Juca Ferreira.
O governador se reuniu, no gabinete do Palácio do Planalto, com o presidente e o colocou a par da situação do aeroporto de Ilhéus. Lula afirmou que fará o que for possível para ajudar Wagner a resolver o problema, mantendo o grande fluxo de turistas nacionais e estrangeiros que visitam Ilhéus. Mesmo ressaltando o respeito pela autoridade da Anac e apoiando toda e qualquer medida que vise a segurança do aeroporto de Ilhéus e de qualquer outro aeroporto brasileiro, o governador disse não ver qualquer sentido em restrições que, em última análise, inviabilizem os vôos operados pelas principais companhias aéreas, prejudicando os pólos de informática e de turismo.
Para Wagner, a solução definitiva é a construção de um novo aeroporto. Ele conseguiu incluir a obra no PAC e já assegurou R$ 2,9 milhões para a elaboração do projeto. Além do presidente da República, o governador mobilizou os ministros da Casa Civil, Dilma Roussef, do Desenvolvimento, Miguel Jorge, do Turismo, Luiz Barretto, da Integração, Geddel Vieira Lima, e da Defesa, Nelson Jobim. Presidente e governador trabalham afinados
Pista está em condições de operar normalmente, mas o governador Jaques Wagner defende uma solução definitiva com a construção de um novo terminal aeroviário

Nenhum comentário: