quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Aeroporto de Ilhéus - Fonte: Comunicação do Governo do Estado


27/08/2008 - 20:50


Secretário discute decisão da Anac em Ilhéus
A medidas que restringem a utilização plena do Aeroporto de Ilhéus foram debatidas nesta quarta-feira (27) pelo secretário de Turismo, Domingos Leonelli, que esteve reunido com cerca de 50 lideranças da região na Câmara de Turismo da Costa do Cacau.
A Anac determinou que, a partir de 2 de setembro, só será permitido os pousos de aviões por contato visual, suprimindo as aterrissagens por instrumentos.
A medida acarretará prejuízos para toda a região, com a redução do número de vôos pelas companhias aéreas, além de inviabilizar o escoamento da produção do pólo de informática, que é feito, basicamente, por meio de um vôo cargueiro noturno que opera apenas por instrumentos.
Todo o trade turístico, os empresários do pólo de informática e os representantes do poder político municipal estão unidos contra a decisão da Anac e solicitando a intervenção do Governo do Estado.
Eles pediram que o governador Jaques Wagner intervenha junto à Anac, ao ministro da Defesa e ao próprio presidente Lula para que a decisão seja revogada imediatamente. Após ouvir as argumentações, e reivindicações, o secretário Leonelli garantiu que levará ao governador a justa causa da região de Ilhéus.
Segundo Leonelli, o Governo do Estado sempre esteve presente na região defendendo os interesses baianos. Ele lembrou a ação que revogou a decisão da Anac, que limitava em 1.000 quilômetros o raio de ação dos vôos partindo do aeroporto de Congonhas.
“Se realmente for mantida essa decisão, nada impede que se entre com uma ação pedindo igual medida para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Estamos nos mobilizando e em nenhum momento vocês vão estar sós”, enfatizou Leonelli.
Análise de riscos não foi feita
O superintendente do aeroporto de Ilhéus, Edylson Pereira Santos, afirma que a determinação da Anac acarretará a retirada dos vôos noturnos, além da alteração e redução dos vôos.
Ele pondera que ainda não foi realizado um estudo de análise de riscos do aeroporto de Ilhéus, mas que esse trabalho demoraria cerca de 30 dias para ser feito e concluído. “Enquanto esse estudo não estiver concluído, a Anac deveria, pelo menos, suspender temporariamente a medida”, argumenta Santos.
“Nossa preocupação é enorme, pois o turismo -a exemplo do pólo de informática- é um vetor de crescimento com que lutamos para consolidar o processo de desenvolvimento de Ilhéus. E fica difícil planejar os negócios com esses sobressaltos”, destacou o presidente do Clube dos Diretores Lojistas (CDL), José Carlos Silveira.
O presidente da Associação Comercial de Ilhéus, José Leite, afirmou que a população da cidade está unida na defesa do aeroporto. “Fizemos uma manifestação pacífica no último sábado para mostrar os ânimos da sociedade e também dando respaldo para que o Governo do Estado atue junto ao governo federal para revogar a decisão da Anac”.

Nenhum comentário: