sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Aeroporto Ilhéus



Vôos noturnos serão proibidos em Ilhéus
22/08/2008 - 5h19m

*Da Redação, com informações do Correio da Bahiaredacao@portalibahia.com.br
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos e decolagens de vôos noturnos no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, e, durante o dia, quando houver neblina ou fortes chuvas. Embora não explique as causas, a assessoria de imprensa do órgão informou que a medida foi tomada após um estudo realizado pelo Departamento do Controle do Espaço Aéreo (Dcea), que constatou problemas no local.
A Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) já foi notificada e a medida entra em vigor à 0h do dia 2 de setembro. Antes mesmo de sentir o impacto da intervenção na prática, entidades ligadas ao turismo e ao comércio já sinalizam a preocupação com a possibilidade de as mudanças inviabilizarem a atuação das companhias aéreas, levando assim ao fechamento do aeroporto.
Dos sete horários de vôos que chegam e saem diariamente do Aeroporto Jorge Amado, três podem ser afetados pela medida. Todos eles são da Gol – o vôo 1776, que chega de Guarulhos às 17h45 e parte às 18h15 para Salvador, e o 1703, que sai com destino ao Rio de Janeiro às 4h20.
Em nota, a empresa informa que suspenderá temporariamente seus vôos noturnos no Aeroporto Jorge Amado, mas que continuará atendendo o destino com suas operações diurnas. Apesar da garantia, no município, a mobilização é grande no sentido de reverter a medida que determina que ele só poderá “operar sob condições visuais”.
Segundo dados da Infraero, 360 mil passageiros passaram pelo aeroporto em 2007 e, a projeção para 2008 era de que o número subisse para 450 mil. Porém, com a mudança, o próprio órgão não descarta uma redução. “Essa medida vai inviabilizar que as empresas aéreas continuem operando, principalmente porque se trata de uma região de alta instabilidade climática”, avaliou o secretário de Turismo de Ilhéus, Hermano Fahning.
A preocupação é que o aeroporto de Ilhéus atende hoje a cerca de 50 municípios da região. Embora já tenha recursos assegurados do PAC, o Aeroporto Internacional de Ilhéus só deve ficar pronto nos próximos três anos




Fonte : Correio da Bahia de 22/08/2008

Nenhum comentário: