quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Complexo 2 de Julho em Salvador : Fonte DOE

INFRA-ESTRUTURA
Projeto de R$ 33 milhões tem recursos do PAC, da Infraero e do Estado
Complexo Viário Dois de Julho está dentro do cronograma
As obras do Complexo Viário Dois de Julho, que começaram em dezembro de 2007, devem ser concluídas no fim deste ano.
"Estamos em ritmo acelerado – 750 homens estão trabalhando das 7 às 22h – para cumprir o cronograma", afirmou o secretário estadual de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, durante a inspeção realizada ontem pelo governador Jaques Wagner.

Orçado em mais de R$ 33 milhões, o projeto viário tem recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Infraero e do Governo do Estado. As obras estão sendo realizadas pelo Derba, por meio da Construtora NM Ltda.

As intervenções vão aumentar a capacidade operacional do sistema viário que dá acesso ao aeroporto de Salvador e desobstruir o tráfego da região, principalmente em horários de pico.

O governador ressaltou a relevância da iniciativa para a capital baiana e disse que as pessoas só vão se dar conta da importância dessa ação quando precisarem se dirigir até o aeroporto na hora do rush, ou então nos fins de semana, ao retornarem do Litoral Norte.

Segundo o diretor geral do Derba, Jorge Tufic, os serviços continuam acelerados. "Como o projeto executivo já foi concluído, os trabalhos de limpeza de terreno, locações, materialização do canteiro de obras, confecção de placas de sinalização provisória, serviços administrativos, manutenção e mobilização de recursos humanos e materiais já estão com 60% finalizados", explicou.

O projeto prevê ainda a construção de quatro viadutos, sendo que dois deles vão ligar a Avenida Caribé ao Litoral Norte.

Um terceiro ligará Salvador (Avenida São Cristóvão) à BA-026 (CIA/Aeroporto) e outro Lauro de Freitas à Avenida São Cristóvão. O sistema viário contempla também alças de retorno, que permitem as conexões entre diversos eixos.

Geração de empregos
Além de desafogar o tráfego numa área considerada crítica da cidade, as obras do Complexo Viário Dois de Julho estão melhorando os indicadores sociais na capital baiana, com a geração de emprego e renda.

A secretária da Casa Civil do Governo do Estado, Eva Chiavon, observou que a construção civil é potencialmente forte na geração de emprego e renda e que a Bahia lidera o ranking das capitais nordestinas neste segmento, ressaltando a importância dos recursos do PAC para alavancar esse crescimento.

Os benefícios desse crescimento podem ser comprovados em histórias como a do carpinteiro Pedro das Neves. A vida dele mudou com as obras do Complexo Viário Dois de Julho. Aos 70 anos, desempregado e morando de favor na Associação de Moradores do Bairro de Vila Nova, em Lauro de Freitas, ele conseguiu se recolocar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: