segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Turismo e Porto

Turismo e Porto
(Comentário já postado em rc2press)


Vou de forma resumida esclarecer dados importantes a sua opinião e torcer que você se aprofunde nas pesquisas sobre os assuntos em pauta, para salvaguardar o interesse maior do município de Ilhéus e da Bahia.
Turismo em Ilhéus.

Todos sabem que 40 a 50 navios aportam Ilhéus por ano em viagem de cruzeiro e é sabido por todos que devido à baixa permanência em horas em nosso porto, os turistas pouco consomem em despesas principalmente com alimentação (os navios oferecem 5 refeições diárias de excelente qualidade e com preços embutidos no pacote de turismo adquirido);

Todos sabem que em épocas de festas muitas pessoas nos visitam usando como meio de transporte o avião, o carro e ônibus e que em sua maioria se hospedam em casas de amigos e parentes.

Todos sabem que a cidade mais visitada no mundo, tem a brasileira, melhor colocada Rio de Janeiro em 35º lugar em número de turistas ano com cerca de 2.185 milhões, enquanto só para citar algumas está Londres em 1º lugar com 15.640 milhões e Nova York em 6º lugar com 6.219 milhões, essa, aliás, demonstra que é possível ser progressista, possuir um dos maiores portos do Continente, boas ferrovias, excelentes rodovias e ser a cidade americana mais visitada. Daí ser claro que poderá haver turismo e progresso em outras áreas empresariais convivendo com harmonia.

Todos sabem que entre as cidades do Brasil mais visitadas por estrangeiros, estão os Rios, Foz do Iguaçu, São Paulo, Florianópolis, Salvador e Balneário Camboriú.

Qual a classificação de Ilhéus entre as cidades brasileiras que recebem turistas estrangeiros e nacionais?

Vou deixar ao seu cargo a pesquisa do assunto para que possa consolidar sua argumentação.

Certamente todos já ouviram falar do Complexo de Sauipe, empreendimento gigante, próximo a Salvador, terceira capital do país, atualmente com 602 apartamentos e em junho perfazendo mais de 1.000; empreendimento esse em que participaram grandes organizações lideradas pela Previ-Caixa de Previdência dos...que que se estima com prejuízo a superiores a R$15 milhões nos últimos 8 anos.

Qual será o destino do Complexo de Sauipe?

Há alguns anos organizações internacionais adquiriram grandes glebas de terra na estrada entre Ilhéus e Itacaré e quais efetivamente os empreendimentos que estão em funcionamento? Quantos empregos são gerados?

No Diário Oficial do estado da Bahia nº 19.668 e 19.699 de 5 e 6 de abril de 2008. temos noticias confirmadas de que só a Bahia Mineração Ltda., terá uma extração de 25 milhões de toneladas ano,que transformará a Bahia no 3º maior produtor do Brasil em minério de ferro e que as exportações notadamente para China e Índia se fará através do Complexo Portuário Porto Sul a ser construído em área da Ponta da Tulha. Leia essa noticia em http://www.egba.ba.gov.br/.

Tem mais nos estudos para a localização do novo porto foram analisados cientificamente 6(seis) sítios, a saber: Ilhéus (atual porto do Malhado); Distrito Industrial; Aritaguá; Ponta do Ramo; Serra Grande e Campinho e entre os prós e contras a alternativa, lógica, inteligente, cientifica foi o Porto Sul na Ponta do Ramo.

Se você quiser saber detalhes, fornecerei a Fonte para que por si mesma possa estudar e chegar as suas conclusões e mudar de idéia ou não é um direito democrático seu.

Nenhum comentário: