segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Ilhéus precisa crescer

lhéus precisa crescer.
(postado em sarrafo na madrugada e reeditado)


Será que Ilhéus não pode ser uma cidade portuária e turística ao mesmo tempo?

Será que os cuidados nas palavras e nos escritos para preservar os ecos-sistema, o meio ambiente, a natureza enfim, perdem força quando se trata de defender as agressões ocorridas nos decursos desses anos todos após a construção do porto do malhado?

Será que os poderes constituídos do passado e do presente, inclusive os parlamentares representantes da região estão defendo a cidade de Ilhéus, principalmente o bairro de São Miguel, que está a sumir do mapa?

O Porto de Ilhéus no Malhado ocupava a 18ª posição entre os portos brasileiros em dados relativos ao ano de 2005, com seu grande movimento baseado na exportação da soja. E agora, qual o movimento em 2008?

Quais os portos por onde está sendo exportados a soja?

Onde andaram os senhores defensores de Ilhéus quando da construção do Porto do Malhado, que causou tantos danos ambientais e ainda hoje estão a causar?

Onde andaram os senhores defensores de Ilhéus quando das obras para ampliação das áreas para armazenamento de container, que de forma tão agressiva e imoral continuou agredindo o meio ambiente, assoreando as duas baias e criando novas praias, inclusive próxima ao Cristo e reduzindo fantasticamente a largura entre essa região e o morro de Pernambuco?

Onde estavam os políticos de qualquer sigla partidária que não desfraldaram bandeiras em defesa de Ilhéus e de seu povo?

A União, o Estado devem a Ilhéus a requalificação, reconstrução, obras de benfeitorias, modernização de área como Avenida Soares Lopes, construção da Avenida Rio Almada, margeando esse rio pelo lado esquerdo de sua margem, no sentido do Jardim Savoia para as praias do Norte; uma ponte ligando o Cristo ao bairro de Pontal, e a construção de quebra mar, em sentido horizontal as praias de São Miguel, como existe em Salvador protegendo o porto.

Falando da Av.Soares Lopes a mesma deveria prosseguir rumo ao norte, interligando com Av.Litorânea, que por sua vez seria continuada e interligaria com a futura e necessária Av.Rio Almada, obras essas que transformaria o sistema viário desta cidade de quase 500 anos e poderia aí sim receber o novo fluxo de tráfego em conseqüência das construções do aeroporto internacional e do Novo porto, pois a Av.Proclamação não tem condições de suportar o crescimento da cidade rumo ao norte. É possível que eu seja um sonhador e/ou um visionário, entretanto o que sou é que penso grande em pró desta cidade que adotei como a minha segunda depois de minha querida Salvador.

Ilhéus precisa de um gestor que não se limite ao feijão com arroz (limpeza, iluminação e transporte) e sim com a ousadia de transformar o município que da monocultura do cacau (hoje não tem cacau para exportar) tenha em verdade um Porto exportador, um Aeroporto Internacional, um Pólo de Informática que funcione na plenitude de seus projetos, ao invés de na maioria das vezes abrigar empresas que após o período do gozo dos benefícios fiscais se transfiram para outros estados, etc, etc, etc.

Sou favorável à construção do novo Porto de Ilhéus, pois será uma construção a nível internacional, com concepção moderna, distando da praia em cerca de 3 km e com estudos já realizados para que não haja nenhum tipo de agressão ao meio ambiente
.
Sou a favor do novo Porto, pois seu pleno funcionamento disponibilizará ao município de Ilhéus de recursos financeiros para aplicação em obras que tanto carece.

E a titulo de exemplo acho que obras do quilate do Porto, Aeroporto e Ferrovia, levarão os benefícios à cidade e ao estado da Bahia, além de ser efetivamente um gerador de empregos.

E para finalizar citarei como exemplo a cidade de Nova York (não é o estado de Nova York) nos EEUU. cidade mais populosa dos EEUU e a 2ª da América do Norte,depois da cidade do México,capital do México, considerada a cidade mais cosmopolita do mundo e figurando a cidade de Nova York como a cidade que mais atrai turistas nos EEUU,mais do que qualquer outra cidade americana,que também é dotada de inúmeras ferrovias e tem um porto dos mais importantes do país,sendo inclusive até 1970 ,o maior porto americano e nem por isso atrapalhou o turismo.

Gente, progresso e turismo podem andar junto e as grandes cidades turísticas do mundo estão aí para ratificar nossa opinião.

Ilhéus precisa crescer e não podemos ver a banda passar e não escutar a música.

A discussão sensata não é ser contra o novo porto e sim quais as medidas de proteção já estudadas para salvaguardar a cidade de Ilhéus.

O resto é blá,blá,blá, de interesses não explicáveis.

Nenhum comentário: