terça-feira, 5 de agosto de 2008

Vamos discutir Ilhéus? Etapa II

Vamos discutir Ilhéus ? - II - etapa



Assunto: Aeroporto Jorge Amado, Novo aeroporto, Shoping e estádio de futebol.

Conforme dados colhidos “o atual aeroporto em uso em Ilhéus, está sob a administração da Infraero desde 10/03/1981 e apresenta os seguintes dados:
Área 739.686,71 m2 / Pateo de Aeronaves 10.199m2 / Pista 1.577 m x 45 m.com redução para segurança ficou em torno de 1.467m de extensão / Estacionamento para aeronaves 3(três)posições / Estacionamento para carros = 73 vagas /Terminal 3.420m2.”
Não possui sistema alfandegário.
Situação atual: Não possui ar condicionado, no andar superior estão com as janelas fechadas com a temperatura que parece uma sauna.

Comentários: As firmas que importam para o Pólo de Informática usam os aeroportos de Salvador e/ou Guarulhos e outros para desembaraço de suas cargas, o que aumenta consideravelmente seus custos com transportes, na maioria das vezes usando o sistema rodoviário.

Pergunta: Quem é o proprietário das terras do aeroporto?

Novo aeroporto: Faz parte do Complexo Intermodal que envolverá também o Porto Sul, ferrovia de integração Oeste/Leste que fará a ligação dos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, transformando a Bahia em um corredor do comércio exterior agregado a novos pólos industriais, comerciais e de serviços. A construção da Ferrovia já em processo de inclusão no plano nacional de viação e os novos eixos rodoviários ao norte, ao sul e ao oeste significarão para a Bahia um novo patamar de desenvolvimento.

A escolha da Ponta da Tulha resultou de um amplo estudo, com a preservação ambiental e transformará a Bahia em estado exportador de Grãos, Cargas Contenerizadas, minérios e produtos industrializados e nos dará a condições de negociar a realizações de empreendimentos para a modernização inclusive do sistema viário da cidade, o qual será abordado no Vamos discutir Ilhéus – etapa 3ª.

O Novo aeroporto, com pista internacional de 3.000 m de extensão, dotado de estrutura moderna, em condições de receber aeronaves de maior porte, com adequamento tecnológico inclusive Alfandegado.com obras previstas para o inicio em 2009 e com sua conclusão em 2.011, com localização as margens da BR 101 entre Ilhéus e Itacaré.

É necessário estudo da sustentabilidade econômico – financeira legal e ambiental, pois representam alguns dos aspectos que poderiam retardar a sua concretização se não habilmente estudados, analisados e evitaria contra tempos futuros em uma decisão final.

“Jequitibá Plaza Shopping em Itabuna– Empreendedor: Grupo Chaves – Administração Aliance – Quantidade de Lojas 88, ABL 14.052,24m2, com média de freqüência de público por dia de 17 mil pessoas e 580 vagas para estacionamento.”


Os dados coletados acima tiveram a finalidade de servir de base para a proposta que formulamos abaixo:

Preliminarmente perguntamos: Qual o município litorâneo, com população de 250 mil habitantes e chegando a 1.5 milhões em sua região não possui algum Shopping? Ilhéus.

Vocês sabem que a atual capacidade do estádio Mário Pessoa é um fator impeditivo do crescimento do futebol em Ilhéus?

Vamos tratar inicialmente do estádio Mário Pessoa. De conformidade com o regulamento da CBF que patrocina os campeonatos brasileiros de futebol, nenhuma equipe com estádio com capacidade mínima de 10 mil espectadores sentados, em observância ao disposto no estatuto do torcedor, poderá ser mando de campo da equipe em sua cidade.

Um exemplo atual é o Bahia, que não poderá ter seu mando de campo em Camaçari (estádio Armando Oliveira), pois sua capacidade é de 8.000 espectadores e o Mário Pessoa tem a capacidade menor de que aquele estádio. Se duvidam é só fazer a medição de suas arquibancadas, dividindo o total de metros lineares por 41 cm (mínimo estabelecido no estatuto do torcedor) e terá a comprovação.

Assim, estaria o Colo-Colo quando obtivesse condições técnicas de disputar o campeonato brasileiro da 2ª divisão, impossibilitado de atuar em sua cidade.

No caso do estádio haveria 2(duas alternativas) a primeira seria a requalificação, ampliação para 20.000 torcedores e modernização.

Vamos agora perguntar: Qual seria a utilização do aeroporto Jorge Amado, após a conclusão e inauguração do Novo Aeroporto de Ilhéus?

Especulação imobiliária? Invasões como tem ocorrido em Ilhéus?

Eis que minha opinião seria: a Prefeitura (acho que seja a dona do terreno) copiaria o que está sendo processada em Salvador pelo Governo do estado com referência a Fonte Nova e faria um Aviso de Manifestação de Interesse, para construção nos 739.686,71m2 de uma Arena multi uso(2ª alternativa) acoplada de um Shoping Center( maior que o de Itabuna) e a construção de 2(duas) torres,sendo uma residencial e a outra comercial,com estacionamento que atendesse a movimentação desse conjunto arquitetônico.

O estádio seria para 25.000 espectadores e o Shoping dotado de banco, lojas de departamentos, cinemas e lojas dos vários ramos costumeiramente encontrados nos Shoping. Poderia ocorrer a articulação de uma parceria em que a Prefeitura cederia o terreno e a organização privada interessada entraria com a construção da Arena e nas cláusulas desse contrato estariam previstos os direitos e deveres dos parceiros e suas responsabilidades futuras. E se essas obras se concretizassem o que fazer com o estádio Mário Pessoa? Bem, isso é motivo para outros questionamentos.

É possível que venha a ser taxado de maluco, visionário, sonhador, só que a participação de organizações privadas em eventos dessa grandiosidade não é novidade em paises adiantados.

É evidente que teria que haver um estudo meticuloso, a elaboração de planos e as diretrizes exigidas para a participação de empresas consultoras para formularem a manifestação de interesses e inclusive apresentando os projetos para a concepção desse empreendimento que nos tiraria inclusive da condição de província onde seus homens pensam pequeno.

Ao pessoal do contra, aos lobistas e desavisados: Veja a Lei 7.661/88 e o Decreto Federal 5.300/2004 e atentem para os dispositivos legais (assunto referente ao aeroporto a ser construído e etc.).

Claro que isto é uma idéia, que poderá ser aperfeiçoada e/ou jogada no lixo.
Próxima etapa de Vamos discutir Ilhéus: Novo Sistema Viário

Nenhum comentário: