sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Comentários, Noticias e Questionamentos

Postei imagens dos estudos para a construção do Complexo Intermodal, por entender a importância que esse grande empreendimento tem para Ilhéus, Bahia e Brasil e o gatilho para que o assunto fosse novamente tratado decorreu de sabermos que a construção da ferrovia OESTE/LESTE, que ligará o município de Alvorada no Tocantins a Ilhéus, atravessando todo o Oeste baiano, promovendo a integração econômica e social da Bahia com o Centro Oeste brasileiro e propiciando a construção de porto Internacional, acoplado de Aeroporto do mesmo nível, correu perigo conforme a noticia agora transcrita na íntegra do Jornal A Tarde, coluna
Tempo Presente,cujo texto é o seguinte:
"Veja que historinha interessante, Jaques Wagner e César Borges(PR), adversários politicos aqui, se uniram em Brasilia para desativar a bomba contra a Ferrovia Oeste-Leste, a joia estruturante para a Bahia que o PT quer deixar como marca. A obra está na MP 427, que cria o Plano Nacional de Viação, mas foi modificada na Câmara pelo relator, o mineiro Jaime Martins(PR). O que ele queria: incluir um novo trecho de ferrovia entre o litoral do Rio e a Ferrovia Norte -Sul, passando por Minas Gerais, o que liquidaria a pretenção baiana de tornar a Oeste-Leste numa das pontas da planejada (sonhada) Ferrovia Atlântico - Pacifico. Quem descobriu a jogada foi o próprio César Borges, ao debruçar-se sobre a MP no intuito de fazer uma emenda exatamente no sentido oposto. Viu o problema, articulou-se com Wagner(que por sua vez acionou os contatos na base governista) e produziu um acordo fazendo a retificação, ratificado pelo relator da matéria,Waldir Raup(PMDB-GO) e o tucano Arthur Virgilio.
Ironia: a MP seria votada ontem nos moldes que os baianos pretendem. Mas outro baiano,o senador Antonio Carlos Junior(DEM), jogou areia no brinquedo. Opondo-se ao governo, decidiu obstruir a pauta. Atingiu por tabela, os interesses da Bahia. Ou seja, atirou no pé. A votação foi marcada para terça.
Lembrete: alterada no Senado, a matéria terá que voltar à Câmara. Espera-se que a bancada baiana não coma tanta mosca como comeu na primeira tramitação"
Entendemos que sem essa Ferrovia, não haverá um novo Porto e por essa razão volto a bater na mesma tecla de que com o crescimento economico da Bahia, que acelera suas pesquisas minerais, aumenta sua produção agricola, sua produção industrial e suas trocas comerciais e sendo através de portos que se pratica 95% do comércio com o exterior é de se entender o empenho, a luta, a garra, o denodo e o uso do prestigio de nosso governo em colocar a Bahia em lugar de destaque no cenário nacional.
Falemos de Ilhéus, nossa cidade de todas as belezas naturais, de todos encantos, de todos os credos, de todas poesias e de todas as pobrezas, tem que ser sacudida em busca do progresso e certamente acontecerá pois a estrela está vindo, crescendo, brilhando em direção ao Paranaguá.
Como falamos de Porto, vamos tecer alguns comentários sobre o do Malhado, que a curto prazo terá a ampliação de sua retroária em aproximadamente 100.000m2, prolongamento de mais 80 metros de cais e aumento do calado de 10 para 12 metros e com o possivel aumento de mais 600m de cais.
Segundo estimativa a movimentação do Porto de Ilhéus alcançará 1 milhão de toneladas/ano; entretanto conforme dados colhidos em www.codeba.com.br a movimentação de cargas no Porto de Ilhéus(Malhado) em 2008 no 1º semestre(de janeiro a junho) foi no total 179.728 toneladas, entre as importações e exportações e sem registros de embarques e ou desembarques de cargas conteinerizadas e com a presença de apenas 11 navios.
Acorda Ilhéus, precisamos do Complexo Intermodal para alavancar nossa economia.
Continuarei com outra matéria.

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