terça-feira, 26 de agosto de 2008

Olimpíadas, Educação, Esporte, Economia e Investimento


O assunto que abordarei neste comentário envolve os cinco itens da manchete do texto a seguir tratado:
Olimpíadas: >
No rescaldo da temperatura de emoções ou na ressaca das metas não realizadas, todo o Brasil respira ainda as grandes vitórias, as frustrações e as surpresas dos resultados auferidos por nossos representantes.
É bom que se diga que a maioria dos atletas participaram com todo empenho, com luta, com amor a pátria e se não conseguiram os resultados esperados se deveu a melhor qualidade técnica de adversários, melhor preparo físico e emocional e muito provavelmente em decorrência de melhores condições de educação, de vida, de treinamento e até de sobrevivência.
O Brasil participou com uma representação em que tinha atletas com patrocínio de alto nível, outros com ajudas de custo, bolsas e outros com recursos próprios e certamente isso concorreu com a grande diferença na produtividade e nos resultados,

As seleções de vôlei de quadra masculina e feminina, o vôlei de praia, pessoal de vela tiveram apoio de conceituada organização bancária e corresponderam com a obtenção dos resultados.
Em diagnóstico sem colocar pano quente, em minha opinião dos esportes coletivos a decepção ficou por conta da seleção brasileira de futebol masculino que no jogo contra a Argentina demonstrou falta de brio, de raça, de coragem, de amor à camisa e se entregou à força dos hermanos que como sempre jogam com o coração no bico da chuteira. Perder da Argentina seria um resultado normal se não fosse o vergonhoso 3 X 0
Mais voltando a falar no diagnóstico de nossas necessidades, aponto a precisão Urgente de o Brasil mudar a Educação, a Cultura e o Esporte, tratando de interagir as forças desses três ministérios na busca de tornar o país habitado por um povo alfabetizado, esportista e culto e para tanto tem que haver a mudança do currículo escolar, como já citei em outro comentário sobre o assunto.

A Educação, o Esporte e a Saúde trazem o desenvolvimento e como conseqüência a prosperidade e isso podem ser comprovadas pelos índices apresentados por órgãos oficiais que apontam o Sul e o Sudeste na vanguarda da educação e com enorme salto em busca da equidade o Centro Oeste, ultrapassando de longe o nordeste e o norte do país, regiões essa que apresentam elevado índice de analfabetos com reflexo no desenvolvimento.

Por ser um assunto de grande complexidade estou dando ligeiras pinceladas não como um alerta as autoridades, mais como um chamamento de atenção a todo povo que gostaria de vencer sempre e se sente pequeno diante de uma competição com paises mais evoluídos, progressistas e até alguns outros que não podem comparar com nossa grandiosidade mais que estão a nossa frente nos resultados.

O Presidente LULA disse: É preciso levar a serio o esporte brasileiro e foi mais além quando considerou como razoável a nossa participação nos jogos Olímpicos e disse mais que o Rio de Janeiro tem todas as condições para sediar os jogos Olímpicos de 2016.

São evidentes que poderemos construir bons estádios, Ginásios, Parques Aquáticos, Pistas de Atletismo, rede de hotelaria, obras de Infra Estrutura e tudo o que se fizerem necessários para o êxito de um evento grandioso desse porte.

E os atletas? Qual o trabalho que deve ser planejado para que possamos ter o retorno vendo nossa bandeira subir o mastro sob os acordes do hino nacional em várias, muitas das competições que por certo competiremos?

Urge estudos rápidos e Urgentes para o apoio às crianças e jovens de todos os rincões pátrios, e quanto aos recursos para essa mudança na conceituação da educação eles estão aí é só lembrar.

A Petrobrás que pesquisou e tem petróleo localizado na camada abaixo do leito marinho (lamina d´água de 2.000 metros, com piso de sal em torno de 700 m de espessura e mais perfurações que totalizam com os dados já revelados de 5.000 metros) em dado até o momento que indica uma extensão de 800 km indo do Espírito Santo até Santa Catarina, terá receitas do pré – sal que deve ser utilizada em investimentos buscando o desenvolvimento e isso passa pela educação, esporte, saúde, obras de Infra-Estrutura, e aplicação em poupança com compra de ouro para reserva, euros, e ativos que possam representar a segurança da nação e principalmente transformar em a terra de todos nós, com um país forte e um povo vivenciando essa economia com estudos e empregos.
É certo que tudo isso aliado ao controle de gastos públicos e a mudança das leis para que os ladrões, fraudadores e corruptos não fiquem impunes.

É assim que sonho com um BRASIL, gigante pela própria natureza. O maior, o melhor, nossa pátria.

Nenhum comentário: