terça-feira, 19 de agosto de 2008

Comentário sobre Nova Ponte para Ilhéus



Nova Ponte para Ilhéus


Faz parte da história de Ilhéus às promessas para a construção de uma ponte ligando a ilha de Ilhéus ao Pontal havendo registros na história que no império, D.Pedro II e na república em 1950 com o Presidente Getulio Vargas e o tempo passou...! em 15 de agosto de 1966, foi inaugurada a Ponte de 330 m de comprimento em estrutura moderna para época de concreto protendido em obra realizada pela Odebrecht e que finalmente ligava a ilha de Ilhéus ao continente, no Pontal.

Estamos há 42 anos de sua inauguração e a cidade cresceu, se expandiu e vários bairros surgiram no continente lá pra as bandas do Pontal e continuamos ligados e reféns desse único meio de comunicação via terrestre entre o centro e o Pontal e outros bairros.

Daí ser sabido que Ilhéus precisa de uma Nova Ponte ligando o Centro ao Pontal; é sabido que a mencionada construção mudará todo sistema viário da cidade, inclusive em atendimento ao planejado crescimento decorrente do futuro funcionamento do Complexo Intermodal e da implementação de indústrias, crescimento do comércio, da construção do tão necessário Complexo Esportivo e outros investimentos e empreendimentos que ocorrerão inclusive na área turística, e em assim sendo atendendo critérios que permitam na baia do Pontal a instalação de uma Marina de nível Internacional é que dou a seguir:
A engenharia moderna exige um sistema mais durável, com boa proteção, bom monitoramento e inspeção seguindo rígidos padrões e nesse caso da nova construção de uma Ponte ligando a Ilha de Ilhéus ao Pontal será interessante projetos de pontes estaiadas, com sistema com estais VSL compostos de cabos de aço protegidos por capas de polietileno, evitando a corrosão além de ser mais resistentes e permitindo uma manutenção de custos reduzidos, inclusive com a substituição de cabos quando assim se fizer necessário, além de propiciar uma bela visão que ajudaria inclusive o belo postal da baia do Pontal.
Os entendidos afirmam que a ponte estaiada representa a união da tecnologia e da beleza e devido as suas vantagens técnicas e econômicas está difundida pelo mundo afora pelo que a titulo de elucidação dou abaixo algumas obras que merecem nomear para servir de parâmetro as opiniões dos futuros esboços de projetos da Nova Ponte de Ilhéus.
Ponte Sunshine Skyway
FlóridaEEUU
Ano de construção 1986
Comprimento total 695m
Vão principal 366m
Largura 28,8m

Ponte Batam-Touton Bridge
Indonésia
Ano de construção 1997
Comprimento total 644m
Vão principal 350m
Largura 21,5m

Ponte Wadi Leban
Arábia Saudita
Ano de construção 1997
Comprimento Total 768m
Vão principal 405m
Largura 35m

Tudo isso sem mencionar a Ponte Estaiada recentemente inaugurada em São Paulo, maior, mais moderna, que além de se apresentar como um novo postal da Paulicéia é de enorme importância para o fluxo de tráfego da cidade.

A Nova Ponte ligando a ilha de Ilhéus (Centro) ao Pontal, deve ter uma altura condizente com a possibilidade do uso do canal marítimo com entrada de embarcações visando o funcionamento da Marina se essa obra se tornar realidade com investimento privado (A Marina).

Essa Ponte não teria colunas de concreto dentro do mar e estaria apoiada e sustentada por duas torres ao lado de cada cabeceira da ponte e/ou das margens da área a ser atravessada (partiria das areias do 2 de julho, próximo ao desaparecido restaurante O Velho Marinheiro rumo a lateral do Morro de Pernambuco (lado voltado para o oceano)).

Efetivamente a sugestão acima é uma idéia que caberia aos homens de engenharia de tráfego, arquitetos, engenharia civil, pessoal do meio ambiente, do turismo e da sociedade de Ilhéus discutirem o assunto e definir onde e em que estilo deve ser construída a Nova Ponte de Ilhéus.
É evidente que teremos que lutar junto ao governo federal e estadual para a realização dessa obra haja vista a Prefeitura de Ilhéus não dispor de condições financeiras para tal

Nenhum comentário: