segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

UMA NOVA SALVADOR



O ano de 2013 foi bom para Salvador, sob o ponto de vista da administração pública.   A Prefeitura tomou às rédeas da cidade antes desgorvenada e o governo do Estado montou um pacote de obras de mobilidade urbana de grande porte.  A parceria e a cooperação entre o governador Jaques Wagner e o Prefeito ACM Neto é coisa que não se vê na Bahia há muitos e muitos anos. É um sinal de maturidade política e tende a dar frutos econômicos. Salvador estava abandonada e, após perder a posição de maior economia do Nordeste para Fortaleza, em 2011, segundo dados do IBGE divulgados esta semana, caiu mais ainda, do 9o lugar no ranking dos maiores PIBs do país para o 12o lugar, ficando baixo de cidades bem menores como Campinas e Osasco.  Felizmente, a cidade parece dar sinais de que pode recuperar o dinamismo econômico. Ainda não foi em 2013 que isso aconteceu, pelo contrário, neste ano o PIB da Construção Civil caiu, o comércio cresceu menos que em 2012 e o turismo ficou mais ou menos estacionado. Mas 2014 poderá ser o ano de ouro da economia soteropolitana. Há sinais de que a atividade turística deve deslanchar com a recuperação da infraestrutura urbana e o estímulo inegável que um evento do porte da Copa do Mundo vai gerar no setor.  O setor serviços também será beneficiado e deve puxar a economia para cima. 
 Mas é preciso resolver a questão da Louos e do PDDU, dando fim a querela jurídica que está freando o mercado imobiliário na cidade. Aliás, a Câmara de Salvador tem obrigação de trabalhar junto a Prefeitura no sentido de criar e votar uma legislação moderna de ocupação e ordenamento do uso do solo. Além disso, é fundamental que   a Prefeitura de Salvador e o governo do Estado estabeleçam políticas de incentivos fiscais e financeiros para atrair investimentos nas áreas de tecnologia e pesquisa, na área de cultura e entretenimento, no âmbito das industrias não poluentes e muitas outras.
 No que se refere ao  governo do Estado é preciso manter a política interiorização do desenvolvimento, mas, ao mesmo tempo, estabelecer uma política de fortalecimento econômico da capital, que ainda gera 25% do PIB do Estado. No âmbito da Prefeitura, é preciso arrecadar bem os impostos, mas é preciso também fortalecer o empresariado local que mantém a economia funcionando. No mais, salve Salvador que está voltando  a ser o orgulho dos baianos.
 
                                                        UM SHOPPING DE 25 ANOS
O shopping Barra está fazendo 25 anos e editou um belíssimo livro sobre sua construção e o papel que cumpriu na estrutura urbana de Salvador, quando a cidade passava por uma verdadeira revolução.  Quando o vetor de expansão da cidade deslocou-se inteiramente para a região da rodoviária e para o Litoral Norte, o shopping  Barra tornou-se uma âncora de centralidade no centro histórico de Salvador, ajudando a manter o dinamismo econômico e a urbanidade da área que envolve os bairros da Barra, Vitória, Graça, Canela e outros. O Shopping passou por vários períodos da economia brasileira mantendo-se competitivo e hoje está revigorado apresentando um mix de lojas e serviços que o faz  um dos mais importantes espaços da cidade. Recentemente fiz uma palestra para a Associação de Lojistas do Shopping Barra e mostrei que, embora 2013 tenha sido um ano difícil, marcado pelos juros altos e redução no consumo, há sinais que apontam para um maior crescimento em 2014, em função da requalificação urbana da cidade e das possibilidades que pode trazer  ano cheio de eventos de todo o tipo que podem a estimular o turismo e o consumo em geral. Mas o melhor foi ver os lojistas do Barra entusiasmados e prontos para tornarem-se cada vez mais competitivos.
                                                      
                                               UM 2014 CHEIO DE VONTADE
Desejo ao meus leitores um feliz Natal e que o ano de 2014 venha cheio de properdade e paz. O cenário não é lá muito bom, mas como dizia o grande Antônio Gramsci é preciso ter o pessimismo da inteligência, mas o otimismo da vontade. Assim desejo aos meus queridos leitores um feliz Natal e um 2014 cheio de vontade.
 

Armando Avena
Bahiaeconômica

Nenhum comentário: