segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Futebol, Munícipio,Personalidade e muito ... 3ª etapa.

Futebol
Segundo argumento publicado na revista Veja o Corinthians pode ser rebaixado para série B; também correu noticia de que o Cruzeiro por ter colocado jogador irregular só foi multado em R$10.000,00 e o Botafogo também poderia ser prejudicado.

Deixando a vergonha trabalhada em favor do FLU, vou falar da dupla baiana Bahia e Vitoria e suas novidades:
Bahia:
Bahia com gestor de futebol e técnico já contratados e noticias ainda não confirmadas de renovações de jogadores, dispensas e novas contratações. No que concerne a Souza não se sabe se fica ou vai embora,pois desde que chegou em 2011 não atuou em mais de 50% das partidas de seu clube por razões diversas. É jogador caro,grande parte da torcida não aceita sua permanência e sua situação é ruim e indefinida.
Afinal quantos sairão de fato do Bahia?
Vitoria:
Saída de alguns jogadores, dificuldade na renovação de Maxi Biancucchi e Escudero e tímido anúncio de contratações. O time está em desmanche?

O site Footstats (publicação Ibahia) deu a seleção dos piores do Brasileiro da série "A";
Ricardo Berna (Náutico) - Sueliton (Criciúma) - Paulo Miranda (São Paulo) Vitor Ramos (Vitoria) e Rogério (Portuguesa)- Diones (Bahia)- Élton (Criciúma)- Everton  (Atlético do PR)-Danilo (Corinthians) - Neto Berola (Atlético MG) - e Tenório (Vasco).

Cadê os pernas de pau do FLU? e a Ponte não teve nenhum?
O goleiro Ricardo Berna do Náutico foi a grande vítima de uma caricatura de time que teve muitos outros piores do que ele.
Não concordo com Diones pois no Bahia teve gente muito pior. com o também discordo de Paulo Miranda (São Paulo) e Neto Berola (Atlético MG).
Municipio

Ilha de Itaparica localizada na Baía de Todos os Santos, conforme publicação do IBGE/2013 tinha dois municípios, o de Itaparica com área de 115,922 km2 e população de 22.329 habitantes e Vera Cruz com 252,759 km2 incluindo pequenas ilhas e uma população de 41.524 habitantes. 

O município de Vera Cruz tem 40km de praias. Atualmente é ligada a Salvador através do sistema Ferry Boat que apesar de todo empenho do governo a todo instante clama para a ligação com a Ponte Salvador a Itaparica. Na última sexta-feira quem ia para Salvador chegou a ficar na fila de automóveis por mais de cinco horas e ainda tem os filósofos que vivem com a cabeça na lua contra o Sistema Viário do Oeste, na qual está inserida a mencionada Ponte.
Desde janeiro de 2010 foi lançado o Processo de Manifestação de Interesse (PMI) do Sistema Viário do Oeste e até agora o governo trava uma luta árdua para a concretização dessa importante e monumental obra.
Muitos municípios serão beneficiados com a Ponte de 12 km de extensão, com seis faixas de tráfego,duas pistas de acostamento e a duplicação das BA,s 101 e 046, nos trechos entre Bom Despacho, Nazaré e Santo Antônio de Jesus; mas certamente que mais lucrará com o vultoso empreendimento será além de Salvador os municípios de Itaparica e Vera Cruz, esses últimos na ilha . O projeto prevê distância entre as pilastras de sustentação da obra de 250 m com o vão central de 700 metros e altura de 70 metros e outros tantos benefícios para seu funcionamento.
Agora mesmo há noticia de novo embargo contra as ações construtivas(assunto para outra postagem).


Personalidade: Jango ( parte III de III)



Ao retornar da China , Jango aguardou  em Montevidéu capital do Uruguai, a definição da crise politico-militar oriunda da renúncia de Jânio. 

Os militares não mudaram a opinião e não queriam Jango presidente em regime presidencialista e a forma usurpadora que encontraram os Congressistas da época adotaram o parlamentarismo, que significava o presidente tomaria posse, mas seu poder seria deslocado para o 1º Ministro que seria em verdade o governo.

Em 2/9/1961 o sistema parlamentarista foi aprovado pelo Congresso e Jango assumiu a presidência em 8/9/61 com Tancredo Neves do PSD de Minas(ele tinha sido Ministro de Vargas) como 1º Ministro.

Em julho de 1962 Tancredo Neves, o 1º Ministro demitiu-se do cargo para concorrer às eleições de outubro do mesmo ano e em seu lugar entrou Brochado da Rocha também do PSD,que deixou o cargo em setembro entrando em seu lugar Hermes Lima.

 Nesse período Goulart articulou a retomada do regime Presidencialista.
Foi convocado um plebiscito sobre a manutenção do Parlamentarismo ou o retorno ao Presidencialismo, com uma vitória esmagadora do Presidencialismo.

Os mesmos setores adversários não aceitavam a vontade popular e muito menos as amplas reformas pleiteadas por Jango ;reformas urbana, agrária, fiscal, bancária, eleitoral, educacional, votos para as patentes militares subalternos, além de maior intervenção do Estado na vida Econômica do país, controle de investimentos estrangeiros, regulamentações de remessas de lucros e outras ações de visão e construtivas. segundo seu modo de pensar.

Em 1963 muitas atitudes  deram em pressão e em 12/9/1963 em Brasília rebelião de sargentos da Marinha e Aeronáutica ( Supremo Tribunal Federal não aceitou o direito dos subalternos se candidatarem).

Em Outubro Carlos Lacerda governador da Guanabara (hoje RJ) atacou o Presidente da República e os chefes militares, com grande repercussão na mídia dentro e fora do país
.
Em 13/3/1964 o decreto assinado no comício da Central do Brasil que criou a Superintendência de Politica Agrária (SUPRA) provocou forte reação nos setores mais conservadores do país e contribuiria de forma decisiva para a derrubada de João Goulart.
 O Decreto assinado de nº 53.700 (13.03.64) foi revogado por Ranieri Mazzilli em 09/4/1964.
O Decreto dizia: " Declara de interesse social para fins de desapropriação às áreas rurais que ladeiam os eixos rodoviários federais, os leitos das ferrovias nacionais e as terras beneficiadas ou recuperadas por investimentos exclusivos da União em obras de irrigação,drenagem e açudagem atualmente inexploradas ou exploradas contrariamente à função social da propriedade e dá outras providências."

Em 19/03/1964 em São Paulo, foi organizada a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, cujo objetivo era mobilizar a opinião pública contra o governo de Jango e a politica que segundo eles culminaria com a implantação de um regime comunista totalitário no Brasil.

Em 20/3/1964, 11 (onze) dias antes do golpe o chefe do Estado Maior do Exercito enviou circular aos oficiais, advertindo contra o perigo do comunismo.

Em 28/3/1964 irrompe a revolta dos marinheiros e fusileiros navais do RJ e Jango recusou-se a punir os insubmissos concentrados no sindicato dos metalúrgicos.

Em 30/3/1964 em reunião em que Jango era convidado de honra, ele pronuncia discurso e denuncia uma poderosa orquestração contra o governo.

Em 31/03/1964 o golpe tem inicio em Juiz de Fora (MG) e o governo é derrubado no mesmo dia.
Em 1/4/1964 Jango sai de Brasília para o RGS.
Em 2/4/1964 o Congresso Nacional considerou  vaga a presidência e o  cargo foi entregue ao presidente da Câmara Ranieri Mazzilli.

Em 10/04/1964 Jango teve seus direitos políticos cassados por 10 anos, com o Ato Institucional AI-1.

Em  20 de Novembro de 2013 o Congresso Nacional em sessão conjunta anulou a seção que depôs o presidente Jango. O projeto foi do Deputado Domingos Sávio (PMDB - MG) e o destaque da sessão anulatória foi para o Senador Randolfe  Rodrigues que fez a menção " João Goulart estava no comando de suas atribuições e em pleno território nacional e por isso, o presidente do Congresso não poderia ter convocado arbitrariamente a sessão e muito menos ter declarado vaga a presidência".




Morte, motivo noticiadas e suspeitas
Em 6/12/1976 João Goulart morreu, oficialmente vítima de um ataque cardíaco.
Familiares suspeitam que Jango tenha sido assassinado por agentes da Operação Condor, por envenenamento.

Em 27/01/2008 o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria com o depoimento do ex-agente do serviço de inteligência Uruguai Mario Neira Barreiro que declarou que João Goulart foi envenenado por Ordem do Delegado do departamento de Ordem Politica e Social (DOSP) Sr Sérgio Fleury.

Em julho do mesmo ano uma comissão especial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul divulgou relatório afirmando: “São fortes os indícios de que Jango foi assassinado de forma premeditada com o conhecimento do governo Geisel”.

Houve outras várias manifestações seguindo a mesma desconfiança assassinato por envenenamento.
Entretanto o historiador Luiz Alberto Muniz Bandeira em entrevista à Folha de São Paulo disse que a teoria de envenenamento não condiz com a verdade e acusa a família de endossar a suspeita na tentativa de obter indenização do governo.

Em maio de 2013 a Comissão da Verdade decide que poderá exumar os restos mortais para chegar à conclusão cientifica sobre a morte de Jango.
Matéria preparada em 15.12.13

Nenhum comentário: