sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Projeto prevê dois terminais: um da Bahia Mineração e outro na Zona de Apoio Logístico, com o Estado como sócio minoritário

A- A+
13 dezembro 2013

Empresas interessadas em construir, operar e explorar o Porto Sul, megaporto que será construído na região de Aritaguá, em Ilhéus, devem ficar atentos pois o edital de chamamento será publicado ainda este mês, segundo o secretário da Casa Civil do Estado, Rui Costa.
Nesta quinta-feira (12.13), a Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq), autorizou a construção do porto. No entanto, para que as obras iniciem, ainda falta a liberação da Licença de Implantação (LI), concedida pelo Ibama.
Conforme o coordenador de Acompanhamento de Políticas de Infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente, essa autorização deve sair no primeiro trimestre de 2014.
"Depois disso, a construção já pode ser iniciada, o que deve ocorrer logo no segundo semestre. Já a primeira operação deve ocorrer em três e cinco anos", diz Lafuente.
 Lei Federal - O projeto dos dois terminais é de uso privativo. Um da Bahia Mineração (Bamin), com 494,35 hectares, que o utilizará para exportar a própria produção de minério de ferro, da mina em Caetité.
O outro, na Zona de Apoio Logístico (ZAL), com 1.365 hectares, que será construído por meio de Sociedade de Propósito Específico (SPE), em que o governo do Estado será sócio minoritário.
"A Bahia está construindo um megaporto sem investir um centavo público para isso", observa o coordenador da Casa Civil do Estado.
Cerca de 60 milhões de toneladas de produtos, entre minério de ferro da Bamin, e de outras mineradoras, a soja do Oeste Baiano, parte da soja do Tocantins, fertilizantes clínquer, etanol, entre outras, devem ser movimentadas em 10 anos. Em 25 anos a expectativa é de 120 milhões de toneladas de mercadorias.
Aproximadamente serão gerados 1.700 empregos diretos e indiretos, sendo 910 deles voltados para operadores de máquinas, operadores de transportadores, operadores de guindastes, motoristas e operadores de retro; 260 vagas para mecânicos de atividades de manutenção preventiva e corretiva e 130 vagas na área administrativa.
Fonte:SICM

Nenhum comentário: