quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Economia da Bahia - fonte SICM

12 dezembro 2013

Exporta Bahia qualifica empresas para vendas e internacionalização

Realizado em Conquista, evento mostrou para empresários da região técnicas de exportação e internacionalização dos negócios

Realizando negócios com o Peru e já fazendo contatos com a Colômbia, o proprietário de uma microempresa de cosméticos de Vitória da Conquista, André Trindade, aproveitou o Exporta Bahia para buscar mais informações sobre a exportação de produtos.
“Preciso de mais orientações sobre custos e transportes. Além disso, procuro um banco com boas taxas e agilidade nas transferências financeiras”, contou Trindade, que em 2014 pensa em comercializar também com a Argentina.
O evento foi realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, em Vitória da Conquista.

O Sebrae é um dos parceiros da ação, voltada para as micros, pequenas e médias empresas que buscam aumentar sua competitividade, realizar negócios com outros países e estar preparadas para um mercado interno cada vez mais globalizado.

Durante o evento, o técnico da Unidade Regional do Sebrae Vitória da Conquista, Sérgio Gomes, apresentou o Projeto de Competitividade para Negócios Internacionais, que pretende fomentar o pensamento estratégico, conscientizar e preparar as micro e pequenas empresas quanto às vantagens e oportunidades da internacionalização e de incrementar a competitividade no mercado. “O projeto tem como público-alvo as micro e pequenas empresas do estado da Bahia dos setores atendidos pelo Sebrae”, detalhou Gomes.

O diretor de Relações Internacionais da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (Sicm), Ricardo Vieira, destacou a importância do Exporta Bahia em capacitar empresários para a cultura exportadora. “Nesses dois dias de evento, foram apresentados produtos e serviços para quem busca a internacionalização do seu negócio”, afirmou.

Para o mestre em Economia e assessor técnico da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Almeida, internacionalizar não é apenas exportar, mas também se preparar para a concorrência externa. “Cada vez mais os produtos estrangeiros estão entrando em nosso mercado e os empresários locais precisam saber como lidar com isso”, disse.

O vice-prefeito de Vitória da Conquista, Joás Meira, ressaltou as informações disponibilizadas no evento. “É uma oportunidade de orientar e informar sobre exportação, possibilitando que os proprietários de micro e pequenas empresas da nossa região ampliem suas vendas”, contou.

O Exporta Bahia é realizado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Projeto de Competitividade para Negócios Internacionais

Promovido pelo Sebrae, o projeto será realizado em parceria com o Governo da Bahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Centro Internacional de Negócios da Bahia (CIN-Fieb), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação das Associações Comerciais (Faceb), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Correios e instituições financeiras.

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário: