terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CONSTRUCÃO DA PONTE SALVADOR-ILHA SEGUE, APESAR DA DISPUTA COMERCIAL






A decisão do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, José Edivaldo Rocha Rotondano, que suspendeu na semana passada a licitação dos estudos urbanísticos do projeto da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, decorre da disputa concorrencial envolvendo o consórcio formado pelas empresas Pólis, Oficina e Demacamp e o consórcio UFC/URBE.

Segundo o Governo do Estado, no entendimento do Grupo de Trabalho Executivo do projeto, que se reuniu nesta segunda-feira (16), sob a coordenação da Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan), a questão não afetará o cronograma global do empreendimento, previsto para ser licitado em 2014.

De acordo com o Secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, a contratação do estudo visa planejar a ocupação e o desenvolvimento urbano na área diretamente impactada pelo projeto, o que inclui subsídios para o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) dos municípios de Itaparica e Vera Cruz, além da elaboração de Planos Urbanísticos Municipais e Plano Urbano Intermunicipal.

“Sem dúvida, é um estudo importante, pois dados preliminares apontam que nos próximos 30 anos, com a construção da ponte, a Ilha terá entre 60 e 80 mil novas residências, o que significa que a população saltará de aproximadamente 60 mil para até 360 mil pessoas. No limite, ele não é pré-requisito para o lançamento do edital de construção”, afirma Gabrielli.

O titular da pasta do Planejamento aponta ainda que diversas atividades relacionadas ao projeto da ponte Salvador – Ilha de Itaparica estão em andamento, como os estudos de sondagem do solo e subsolo da Baía de Todos os Santos e o Estudo de Impacto Ambiental, além do projeto básico de engenharia que deve começar já nas próximas semanas.
Bahiaeconômica

Nenhum comentário: