segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Futebol, Município, Personalidade e muito mais.




C
ampeonato brasileiro da série A e o que poderá acontecer.

Portuguesa X Grêmio -  Botafogo X Criciúma – Bahia X Fluminense – São Paulo X Coritiba e Atlético do Paraná X Vasco.
Disputam a participação na Libertadores o Botafogo e o Atlético do Paraná; lutam para fugir da 2ª divisão a Portuguesa, Criciúma, Fluminense, Coritiba e Vasco.

O que acontecerá? Os possíveis resultados seriam o Fluminense e Vasco na 2ª divisão acompanhando os já rebaixados Náutico e a Ponte. Em resumo seriam dois do Rio de Janeiro um de São Paulo e o outro de Pernambuco.

É sempre bom lembrar de que uma partida é resolvida depois do apito final do árbitro, daí ser fato as inúmeras previsões que falham apresentando desfechos de que os formadores de opinião não ousaram formular em seus comentários, palpites e previsões o que nos leva ao raciocínio lógico oriundo de um retrospecto da campanha de cada qual durante o campeonato.
Tudo pode acontecer... em minha opinião Fluminense e Vasco se prevalecer à lógica e não tiver influencia de arbitragem são os próximos empurrados para a série B.

M
unicípio de Dias D´Ávila – apelidado de cidade das águas
Até 1985 a cidade era apenas uma estância, distrito da cidade de Camaçari. Em 25/06/1984 era publicada a lei que ratificava os limites e criava o município. Em 25/02/1985 foi confirmada sua emancipação.
A cidade tinha fama de terapêutica isso por volta dos anos de 70 e 80, e tornou-se cidade de veraneio por conta do rio Imbassay famoso por sua lama medicinal.
É um município componente da Região Metropolitana de Salvador, tem área de 207,504km2,população de 75.103 habitantes, 0,676 de IDH e PIB de 217.583.
Agora tem noticias de que receberá R$120 milhões do PAC destinados a esgotamento sanitário básico, abastecimento de água, pavimentação e implantação de ciclovias e calçadas e forte sinalização de que terá obras para interceptar os esgotos da cidade que ainda correm para o rio, bombeando para a Cetrel onde se processará o tratamento compatível.


Personalidade

Parte I de III

João Belchior Marques Goulart (São Borja1º de março de 1919 — Mercedes,6 de dezembro de 1976), conhecido popularmente como "Jango", foi um político brasileiro e o 24° presidente de seu país, de 1961 a 1964.

A personalidade escolhida se deve ao farto noticiário da imprensa sobre Jango depois de 37 anos ter um novo enterro em São Borja em 06/12 /13 com honras de chefe de Estado. haja vista o corpo exumado em 13/11, ter sido analisado pelo Instituto de Criminalística do Departamento de Policia Federal.

Um pouco de sua trajetória na politica brasileira.

Jango era um homem rico antes de 30 anos de idade,não precisava da politica para subir na vida,mas era frequentemente chamado para uma carreira politica.

Depois de muitos convites aceitou o de Getúlio para entrar no PTB e foi o primeiro presidente do PTB local e se tornaria mais tarde presidente do PTB estadual e nacional.

Em 1947 Getúlio convenceu a Jango a concorrer a um assento na Assembleia Legislativa e foi o quinto candidato mais votado.
Em 1949 Getúlio mostrou  da necessidade  de Jango ser candidato a Câmara dos Deputados e em 1950 ele foi eleito com aproximados 40.000 votos se tornando no segundo candidato mais votado do PTB do RGS,tendo assumido o cargo de Deputado Federal em Fevereiro de 1951, mas logo licenciou-se do mandato para exercer o cargo de Secretário de Estado de Interior e Justiça na Gestão de Ernesto Dorneles no RGS, trabalhando com o primo de Getúlio Vargas até março de 1952,tendo renunciado ao cargo por convite de Vargas a fim de ajuda-lo no Ministério do Trabalho,pela grande influência que tinha com os sindicatos.

"Em 1953 com o agravamento da crise Vargas nomeou Jango seu novo Ministro do Trabalho. A crise  era a classe média e a UDN fazendo oposição em todos os níveis ao governo. Jango teve que responder as acusações de vários jornais e revistas,  inclusive o New York Times que o acusou de manipular o movimento sindical aos moldes do peronismo.

Em 1954, Jango começou a estudar um  aumento no salário minimo,enfrentando dois tipos de pressão: a mobilização dos trabalhadores nas grandes cidades a favor de um reajuste de 100% e a rejeição dos empresários à revisão do salário desde o governo de Eurico Gaspar Dutra, que contribuiria para o empobrecimento de vários segmentos da sociedade brasileira. As entidades empresariais concordavam com um aumento de 42% no mínimo, uma medida que, segundo elas,igualaria os custos de vida aos de 1951.
 No dia do Trabalhador, Vargas assinou o decreto do novo salário minimo,aumentando em 100%, como exigia a classe trabalhadora."

Jango foi forçado a renunciar ao cargo em 23 de fevereiro de 1954, após conceder o aumento do minimo, que causou forte reação entre empresários e imprensa.
Jango tornou-se o principal nome do PTB, após o suicídio de Getúlio Vargas.
Continua...




Nenhum comentário: