sexta-feira, 19 de março de 2010

SEXTA 19.03 -
CONDER inicia nova etapa da Via Expressa com obras na Soledade
A partir de 0h deste sábado (20), a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) inicia mais uma etapa de construção da Via Expressa Baía de Todos os Santos, com obras na região da Soledade.
Para a realização dos serviços será necessária a interdição do fluxo de veículos na Ladeira da Estrada da Rainha com novas alternativas de acesso para a circulação de pedestres e motoristas.
Está programada para o local a execução de serviços de escavação para construção de túneis que servirão também como ligação urbana entre o Comércio e a Estrada da Rainha e o escoamento da produção baiana, com acesso direto, seguro e exclusivo de caminhões de carga vindo da BR-324 em direção ao Porto de Salvador.
O viaduto será direcionado a um túnel a ser construído e servirá para circulação exclusiva de caminhões de carga, garantindo maior agilidade e segurança para o escoamento da produção baiana pelo Porto de Salvador.
O túnel já existente vai permitir o acesso no sentido Estrada da Rainha para a Avenida Jequitaia (Comércio). Será construído um outro túnel, no total de três, que servirá com ligação Comércio/Estrada da Rainha.
Alternativas de circulação
No sentido Baixa de Quintas/Estrada da Rainha em direção à Soledade, o motorista deverá utilizar a rua Vale do Queimadinho, passando pelo Largo do Queimadinho, subindo o Largo da Soledade.
O motorista que estiver no Barbalho e se dirigir à Estrada da Rainha deverá subir a Ladeira da Soledade, passar pelo Largo da Soledade e Largo do Queimadinho até a rua Vale do Queimadinho.
No sentido Liberdade em direção à Estrada da Rainha as opções serão a rua Brigadeiro Pessoa da Silva ou a descida do Largo da Soledade, para à rua Vale do Queimadinho.
A Via Expressa Baía de Todos os Santos promoverá a solução definitiva para os congestionamentos na região da Rótula do Abacaxi. A proposta é a construção de um acesso moderno e seguro para o transporte de cargas para o porto de Salvador, que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana e a criação de outras opções para os 62 mil veículos que vão utilizar as faixas da nova via.
Além de criar um novo acesso para a Cidade Baixa, proporcionará também a melhoria da circulação de veículos, garantido maior acessibilidade e integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos e ciclovias.
Há 30 anos a capital baiana não é contemplada com uma obra dessa dimensão, uma intervenção que irá promover a valorização urbana da região e melhorias para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas.

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