sexta-feira, 26 de março de 2010

Governo da Bahia lança Programa Incentivo ao Uso do Gás Natural Veicular
26 de março de 2010
Com a inauguração do trecho do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste em Itabuna e a implantação pela Bahiagás de uma base de distribuição de gás natural a partir do citygate da Petrobrás, o Governo da Bahia está lançando o Programa de Incentivo para conversão de veículos para a utilização do GNV.

O programa, desenvolvido através de uma parceria entre a Companhia de Gás da Bahia-Bahiagás e o Desenbahia, tem o objetivo de estimular o consumo de gás natural veicular, um combustível mais limpo, que representa menor agressão ao meio ambiente e propicia aos usuários uma economia entre 40% e 50% em relação ao álcool e a gasolina, respectivamente.

O Programa de Incentivo, anunciado nesta sexta-feira (26) pelo governador Jaques Wagner, consiste no subsídio, por parte da Bahiagás de R$ 450,00 por veículo, atingindo um total de 1.000 veículos, que representam a frota de táxis de Ilhéus, Itabuna e cidades vizinhas, além de abranger cooperativas de transporte escolar, transporte turístico e carros de som.
O subsídio significa um investimento de cerca de 450 mil reais por parte da Bahiagás.
O Desenbahia disponibilizará uma linha de crédito para o financiamento do valor residual, com taxas e prazos acessíveis aos profissionais da região sul da Bahia.
O programa entrará em vigor no próximo dia 15 de abril. Para o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, “com o subsídio, os taxistas e outros profissionais de transporte terão um incentivo maior na utilização do gás natural, que proporciona uma economia considerável e permite, a partir da possibilidade redução da tarifa, a atração de novos clientes”.Com a inauguração da base de distribuição, Itabuna passa a contar com o primeiro posto de comercialização de GNV do Sul e Extremo Sul da Bahia, que a partir de hoje inicia o abastecimento de veículos.
A Bahiagás também está fornecendo em breve gás natural do Gasene para indústrias da região.
ISENÇÃO DO ICMS
Além do programa em parceria entre a Bahiagás e o Desenbahia, encontra-se em fase de estudos na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia um projeto que oferece isenção de ICMS pelo prazo de um ano para os motoristas que adquirirem os kits de conversão para o uso de gás natural.
A isenção do ICMS deve representar uma redução de cerca de 350 reais em relação ao valor pago atualmente. O custo do kit de conversão para o gás natural é de cerca de R$ 2.200,00.
Fonte:Bahiagás

Nenhum comentário: