segunda-feira, 22 de março de 2010

Ilhas Faeroes ou Féroe - significado ilhas das ovelhas

Região insular autonoma da Dinamarca, com área de 1.399 km2, situada a 308 km da Escócia, entre a Islândia e a Noruega, com população estimada em 48 mil habitantes, com território constituído de 18 ilhas, famosas por suas montanhas íngremes, escarpadas e verdejantes no verão, com costa recortada, lindos vilarejos pesqueiros, tudo isso nas águas agitadas do atlântico norte.
A capital Tórshavn, com 15/16 mil habitantes (quase um terço dos faroeses) tem a sede do governo em uma adorável casa de madeira vermelha na ponta da península de Tinganes – no mesmo lugar onde foi fundada a república faroese há mil anos.
Vale a pena visitar o centro cultural Nordic House, também pela sua arquitetura interessante. Mas se você resolver de fato conhecer as ilhas Faroes, será por um único motivo – pela paisagem inacreditável e selvagem.
Pegue um barco de Sørvágur para apreciar os pássaros em Mykines e as cachoeiras em Vágar, escalar as montanhas no recortado Eysturoy ou velejar até as ilhas ao sul. Passear de carro ou ônibus é mais fácil do que parece. Há balsas para as áreas mais remotas e as ilhas ao norte são todas ligadas por pontes e túneis.
O mais longo, o Nordoyatunnilin, é uma obra de arte – o granito bruto no seu interior brilha com luzes coloridas.
Tem idioma próprio, e a sua historia é interessante como a seguir em ligeiras pinceladas vou tentar passar ao leitor para posteriormente buscar comparações com as ações aqui centradas.
Historia
Monges irlandeses reclusos tinham habitado as ilhas mais de cem anos antes que fossem escritos relatos considerados mais antigos,por volta de 825 EC.
Um povoado começou a se estabelecer nas ilhas no inicio do SEC IX com a chegada de Grimur Kamban, da Noruega.
Os primeiros habitantes ganhavam a vida pescando e criavam ovelhas( tem mais ovelhas de que pessoas nas ilhas).
Em 1963 foi inaugurado o primeiro túnel nas ilhas Féroe e atualmente existem 18 ao todo, dois dos quais estão debaixo do mar e ligam a ilhas diferentes. É bom que se informe que nenhuma nação do mundo tem mais quilometros de túneis em relação a sua população de que as Ilhas de Féroe.
Estão sendo planejados pelo Parlamento a construção de mais dois túneis entre as ilhas, um dos quais terá a extensão de 12km, com duas faixas( mão e contra-mão)tornando-se assim um dos túneis subaquáticos mais longos do mundo e com conclusão prevista para 2012.
A titulo de elucidação e esclarecimento dou a seguir a forma como foram construidos essas obras de arte: A obra que foi inaugurada em 1963 tem o seguinte relato de sua construção: o túnel foi escavado através de uma montanha na ilha Suonroy no extremo sul para ligar dois vilarejos.
As obras foram realizadas de forma simultânea pelos dois lados da montanha, empregando-se muita escavação, perfuração e dinamitação. Um túnel construído recentemente leva os veículos a 150 metros abaixo do nível do mar e liga duas das maiores ilhas.
O processo usado para perfurar a massa rochosa, foi usada uma broca de 5 metros de comprimento. Daí, colocava-se dinamite no buraco e depois da explosão retiravam-se os pedaços de rocha criando uma aabertura de cinco metros de comprimento e esse procedimento se repetiu até que a distância de seis quilómetros fosse trabalhada.
Em 29/04/2006 foi inaugurada essa grande obra.
As ilhas Féroe tem como principal produto a exportação de peixes com percentual que oscila entre 96 a 98%, cabendo o restante a exportação de navios pesqueiros e/ou de carga de aço,com 2 a 4%.
Estima-se existir reservas petrolíferas, tem um aeroporto (Vagar) e sete heliportos.
Seu clima oscila entre 0,3º C em Janeiro e 11,1º C em Agosto, quando lá é verão.
Sua acidentada geografia tem como Pico mais elevado o Slaettaratindur com 882m de altura do nível médio do mar e as terras mais próximas são as ilhas setentrionais da Escócia(Reino Unido) que ficam a sul-sueste e a Islândia, situada a noroeste.
Você leitor pode perguntar: Qual a razão para esta postagem?
Minha resposta tem várias direções: a primeira para as cidades de Canavieiras e Belmonte, que precisam de uma estrada fazendo uma ligação entre elas, com ponte e tudo e assiste a banda passar e não escuta a música. Onde anda o poder de solicitação dos senhores habitantes dessas cidades, onde estão os politicos e o povo que não dão o ar de suas graças e miram em exemplos como da postagem acima?
A segunda colocação tem a mesma pergunta aos senhores dos poderes de Ilhéus, Prefeito,Vice e Câmara de Vereadores, políticos outros no poder e fora dele e o povo em geral: Quando sai a Ponte da ilha de Ilhéus ao Pontal?
A terceira e última colocação é de uma amplitude maior, é direcionada a Salvador e dai a pergunta maior: Quando se planejará uma cidade para superar os descaminhos administrativos passados no que concerne a infraestrutura com obras que não travem o crescimento dessa grande metrópole?Conversando com um amigo, ele disse com razão: Lá não existem tantas organizações governamentais e não governamentais(ONGS) que dizem defender o meio ambiente, mas que na essência da coisa é um travador do desenvolvimento e do progresso.
Entretanto, eu sei, felizmente sempre há o amanhã.
Fontes:Wikipédia- Atlas Geográfico Mundial e Revista Despertai

Nenhum comentário: