Governador visita a obra da Via Expressa na Rótula do Abacaxi
O governador Jaques Wagner visitou, nesta quarta-feira (24), a obra da Via Expressa Baía de Todos os Santos, na região da Rótula do Abacaxi. As obras seguem em ritmo acelerado e estão sendo desenvolvidas em três frentes simultâneas de trabalho no Cabula, na Rótula do Abacaxi e na Soledade. Estiveram presentes também o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Milton Villas-Bôas, secretários estaduais e diretores da CONDER, empresa responsável pela execução do projeto.
O governador Jaques Wagner visitou, nesta quarta-feira (24), a obra da Via Expressa Baía de Todos os Santos, na região da Rótula do Abacaxi. As obras seguem em ritmo acelerado e estão sendo desenvolvidas em três frentes simultâneas de trabalho no Cabula, na Rótula do Abacaxi e na Soledade. Estiveram presentes também o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Milton Villas-Bôas, secretários estaduais e diretores da CONDER, empresa responsável pela execução do projeto.
Na Frente I (Cabula/BR-324) são realizadas as obras de finalização do viaduto que vai interligar o Cabula à Rótula, cujos pilares já estão fixados nos canteiros da BR-324.
Na Frente II (Rótula do Abacaxi) os operários trabalham na construção de cinco viadutos e vias de superfície. Na região da Soledade estão sendo executados serviços de escavação para construção de outros dois túneis que farão a ligação entre o Comércio e a Estrada da Rainha.
Esta etapa compreende a Frente III da Via Expressa.
“As obras na Rótula do Abacaxi representam 54% do total do projeto. Por ali trafegam diariamente 40 mil veículos, sendo um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade”, afirma Flávio Oliveira, diretor de Obras Estruturantes.
“As obras na Rótula do Abacaxi representam 54% do total do projeto. Por ali trafegam diariamente 40 mil veículos, sendo um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade”, afirma Flávio Oliveira, diretor de Obras Estruturantes.
A previsão é que as duas primeiras etapas (Frentes I e II) sejam entregues à população até o final do primeiro semestre de 2010.
A terceira etapa do projeto foi iniciada, no dia 20 de março, na região da Soledade. Sua execução permitirá o acesso direto, seguro e exclusivo de caminhões que trafegam pela BR-324 em direção ao Porto de Salvador, além do acesso de veículos menores, encurtando a ligação entre o Comércio e a Estrada da Rainha. A conclusão da obra está prevista para setembro deste ano.
São 1,5 mil trabalhadores envolvidos na execução das três primeiras etapas do projeto, entre eles, um muito especial, o servente Ubiraci Ribeiro. Compositor nas horas em que não está trabalhando, na Via Expressa, ele fez um pedido à comitiva do governador para cantar sua mais recente composição: um sambinha em homenagem a via.
7- Frentes
Para otimizar o processo de execução das obras foi necessário dividir o seu trajeto (4.297 metros) em sete frentes de trabalho, cada uma com especificações e cronogramas de finalização próprios.
São 1,5 mil trabalhadores envolvidos na execução das três primeiras etapas do projeto, entre eles, um muito especial, o servente Ubiraci Ribeiro. Compositor nas horas em que não está trabalhando, na Via Expressa, ele fez um pedido à comitiva do governador para cantar sua mais recente composição: um sambinha em homenagem a via.
7- Frentes
Para otimizar o processo de execução das obras foi necessário dividir o seu trajeto (4.297 metros) em sete frentes de trabalho, cada uma com especificações e cronogramas de finalização próprios.
Os critérios escolhidos levaram em consideração, principalmente, o número de habitantes e comerciantes existente no percurso da via. Dessa forma, a obra teve início nos locais de menor densidade populacional e ao mesmo tempo nas regiões que vão trazer benefícios mais imediatos para a comunidade.
A obra vai ampliar o número de faixas para o tráfego de veículos, com mais segurança no trânsito e valorização urbana da região.
A obra vai ampliar o número de faixas para o tráfego de veículos, com mais segurança no trânsito e valorização urbana da região.
“Nossa é proposta criar um acesso moderno e seguro ao transporte de cargas, que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana e, assim, oferecer novas opções para os 62 mil veículos que vão utilizar as novas faixas da via”, afirma o diretor de Obras Estruturantes e coordenador executivo da Via Expressa.
Além de criar um novo acesso para a Cidade Baixa, A Via Expressa proporcionará também a melhoria da circulação de veículos, garantindo maior acessibilidade e integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos e ciclovia.
Além de criar um novo acesso para a Cidade Baixa, A Via Expressa proporcionará também a melhoria da circulação de veículos, garantindo maior acessibilidade e integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos e ciclovia.
“Há 30 anos a capital baiana não é contemplada com uma obra dessa dimensão, uma intervenção que vai promover melhorias diretas para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas”, finaliza Milton Villas-Bôas, presidente da CONDER.
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