segunda-feira, 22 de março de 2010

Helibras inicia obras da nova fábrica que produzirá o helicóptero EC-725
Brasília, 19/03/2010-
O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, participaram nesta sexta-feira, em Itajubá (MG), da cerimônia do início das obras de ampliação da fábrica da Helicópteros do Brasil – Helibras.
A obra põe em prática a parceira entre Brasil e França para a construção de helicópteros de transporte no Brasil, com transferência de tecnologia e capacitação de fornecedores nacionais.
No local, que hoje fabrica helicópteros de pequeno porte, será montado o modelo EC-725, sucessor do Superpuma.
Para assegurar a instalação da fábrica no Brasil, o governo garantiu a encomenda de 50 helicópteros, sendo 16 para cada uma das Forças Armadas e 2 para o transporte de autoridades. Pelo contrato, no valor total de R$ 5,2 bilhões, as primeiras três unidades serão produzidas pela Eurocopter na França e serão entregues para o governo brasileiro no final de 2010.
A produção nacional começa a partir de 2012, com a conclusão da fábrica, e ao término da encomenda o índice de nacionalização chegará a 50%. No mercado civil, há expectativa de encomendas de empresas petrolíferas. A cerimônia contou com a presença do governador de Minas Gerais Aécio Neves, do presidente da Eurocopter Lutz Bertling, que veio ao Brasil especialmente para a cerimônia, e do presidente da Helibras Eduardo Marson Ferreira. Também compareceram o Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri, e o Almirante-de-Esquadra Luiz Umberto de Mendonça, Diretor-Geral do Material da Marinha , representando o Comandante da Força, além de diversas outras autoridades civis e militares. “Estamos dando um novo e importante passo nesses 32 anos de história da Helibras, bem como no relacionamento da Eurocopter com o Brasil, que cada vez mais é parte da nossa cadeia global de fornecedores”, afirmou Lutz Bertling.
Pelo acordo firmado entre os dois países, o Brasil terá preferência no atendimento das encomendas feitas por países da América do Sul e da Àfrica, o que fortalecerá a balança comercial do País.
De acordo com a Helibras, o EC725 é um biturbina médio da categoria de 11 toneladas, equipado com rotor de cinco pás e tanque de combustível de grande capacidade. Foi concebido para desempenhar múltiplas missões, como SAR (busca e resgate) de combate, transporte tático de longa distância, transporte aeromédico, apoio logístico e missões navais. A Helibras, única fabricante brasileira de helicópteros, é associada ao Grupo Eurocopter, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company, tendo também como sócios o governo de Minas Gerais e o grupo Bueninvest É fabricante de mais da metade da frota brasileira de helicópteros a turbina.
A empresa está no Brasil desde 1979, e tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, em Itajubá. A Helibras informa que desde sua fundação, já entregou mais de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Diz ainda que em 2009 obteve um faturamento recorde de R$ 320 milhões, 19,23% maior em relação ao exercício anterior.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa(61) 3312-4070 // 4071 Com informações e fotos da Helibras Fotos: Felipe Christ Assessoria Helibrás (011) 3129-8737 carolprieto@convergenciacom.net

Nenhum comentário: