sábado, 27 de março de 2010

Câmara Federal e a Bahia

Nas eleições de 2006 o resultado final apresentou para o PT na composição da coligação em que fazia parte uma situação de crescimento e que a titulo de elucidação para uma melhor análise na atualidade visando as eleições de 2010 dou a seguir alguns registos;
Os três Deputados Federais mais votados do PT foram os seguintes:
Walter Pinheiro com 200.894 votos, o mais votado do partido, figurando como o quarto melhor e com votação que representou 3,06% dos votos válidos;
Em 2º lugar dentro do partido Pelegrino com 171.129 votos, que lhe deu o 6º lugar entre os eleitos com 2,60% dos votos válidos;
Em 3º lugar dentro do partido Zezeu com 92.327 votos, se situando entre os eleitos em 17º lugar, com 1,41% dos votos válidos.
É bom que se afirme que o Coeficiente Eleitoral foi de 168.484 votos, o que equivale dizer que o único candidato a Deputado Federal eleito pelo PT que não precisou de votos de seus companheiros para ser eleito foi Walter Pinheiro, que ainda emprestou 32.410 votos aos seus companheiros de coligação.
Vou aqui apenas como um esclarecimento ao povo de Ilhéus que o único candidato eleito para a Câmara Federal saído daqui foi Veloso (PPS) que obteve 31.279 votos, representando 0,48% dos votos válidos e o 52º lugar na relação dos votados,quando a Bahia só tem uma representação de 39 Deputados Federais, o que equivale dizer que foi eleito pelo sistema do Coeficiente Eleitoral.
Nas previsões para os futuros candidatos a Deputados Federais, tomando por base uma Coligação do PT - PCdo B - PSB - PDT - PP - PR - e PRB, se de fato for assim, os eleitos estariam entre dezoito a vinte e quatro candidatos.
Então uma pergunta: Coligar ou não? Eis a questão.
Não quero e nem posso imaginar que posso saber o futuro, mas uma coisa é fato em 2010 se Walter Pinheiro fosse novamente candidato confirmaria a sua condição de o mais bem votado dessa Coligação, levando em conta seu alto desempenho na Câmara Federal e a ótima performance como Secretário do Planejamento.
Tem muita gente por aí se declarando eleito no próximo pleito de 2010, que pode começar a tirar seu cavalo da chuva. Quer arriscar? é por sua conta.

Nenhum comentário: