Os grandes empreendimentos na área naval e na construção civil principalmente no que concerne a construções de hidrelétricas tem colocado o Brasil em estado de alerta pelo fator da deficiência implícita de conseguirmos contratar profissionais capacitados para os trabalhos especializados no ramo da engenharia como técnicos de nível médio e engenheiros, obrigando inclusive a importação da mão de obra de países da Ásia.
Esses fatos não poderão se constituir em eventos históricos e repetitivos pois serão danosos inclusive no âmbito empregaticio nacional.
O fato representa um grito, aliás um berro de alerta aos poderes constituídos dos municípios da região, pois muito em breve estaremos também condicionados e obrigados a importação de mão de obra para operacionalizar os serviços que surgirão com o advento do Complexo Intermodal.
Precisamos de escolas técnicas, universidades, enfim uma análise importante e urgente para que a educação entre nos eixos e possa suprir o mercado de trabalho de suas necessidades.
Uma população não educada, não estudada não tem lugar para o trabalho especializado e se limitará a preencher os cargos de menor nível e não terão poder de força para negociar empregos,o que poderá provavelmente se constituir em uma horda de desempregados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário