quinta-feira, 25 de março de 2010

Obras do Governo da Bahia garantem desenvolvimento urbano e econômico em Salvador

A construção do futuro não para em Salvador. Com a cidade prestes a completar 461 anos, na próxima segunda-feira (29), o Governo da Bahia realiza obras com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico da cidade.
Com foco na modernização urbana e no crescimento da melhoria de vida dos soteropolitanos, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos já compõe o cenário da Rótula do Abacaxi, onde seis viadutos estão em construção para ligar a BR-324 ao Porto de Salvador, desafogando o trânsito da capital.
Outra nova alternativa de mobilidade urbana é a Ponte Salvador-Itaparica, que abrirá, futuramente, uma nova via de conexão com o Oeste do estado. E, para além de olhos vistos, o Emissário Submarino está praticamente concluído, garantindo a cobertura de 90% de saneamento básico na cidade.

Complexo viário do aeroporto indica como será a Via Expressa
O complexo viário 2 de Julho, inaugurado em 2008, resolveu um dos pontos críticos de trânsito nas imediações do aeroporto, por onde passam cerca de 80 mil veículos por dia. Quem mora em Salvador e Região Metropolitana e circula de carro ou de ônibus pelo local tem um indicativo de como ficará a Via Expressa, na Rótula do Abacaxi, após a conclusão das obras.
“Antes, era um engarrafamento terrível e ocorriam muitos acidentes. Hoje em dia, está bem melhor dirigir por aqui. Mais rápido e mais tranquilo. Espero que aconteça o mesmo na Rótula”, opinou o taxista Jonadas Oliver, com relação ao complexo 2 de Julho.
O cenário de congestionamentos na Rótula do Abacaxi, que tanto incomoda o taxista Jonadas, quanto os demais baianos, não tardará em mudar. As obras da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, seguindo o cronograma previsto, estão a todo vapor por meio dos esforços de 1,5 mil trabalhadores. Os operários estão em ação em até três turnos de construção ininterrupta da maior obra viária dos últimos 30 anos na capital baiana.
Com investimentos de R$ 381 milhões, numa parceria entre os governos federal e estadual dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a iniciativa vai possibilitar o acesso direto da BR-324 ao Porto de Salvador, por uma via exclusiva de transporte de cargas.
“Trata-se de uma futura via de escoamento muito importante para a cidade. Ela vai desafogar a avenida San Martin e a avenida Bonocô, levando o tráfego pesado, através de uma via expressa, diretamente ao Porto de Salvador, deixando livres essas duas avenidas”, explicou o diretor-executivo das obras, Flávio Oliveira, que destacou, ainda, a valorização urbana e a integração de dez bairros populosos da região.
O diretor observou que, uma vez concluída, a Via Expressa vai proporcionar um novo acesso, moderno e seguro, para garantir mobilidade ao transporte de cargas que, atualmente, utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana; o que facilita o trânsito na área central da cidade.
A relevância da obra é ainda mais evidente a partir dos estudos de tráfego realizados pela Conder. A pesquisa apontou a estimativa de circulação de 62 mil veículos, por dia, que passarão a utilizar as dez faixas da nova via projetada, das quais seis urbanas e quatro exclusivas de cargas (3,4 mil caminhões). Sem dizer dos melhoramentos previstos aos pedestres e a opção de um novo acesso na cidade, principalmente, à área da Cidade Baixa, além de solucionar os congestionamentos da Rótula. “Diante de tudo isso, a Via Expressa vai melhorar a vida de mais de um milhão de baianos”, apontou Oliveira.
Obras
Para isso, os trabalhos na Rótula do Abacaxi e na Ladeira do Cabula – frentes um e dois de operações, coordenadas pela Conder, do total de sete – estão em ritmo acelerado, com conclusão projetada para o mês de julho. Até lá, seis viadutos serão erguidos, além de vias de superfície.
Já tiveram início, também, as obras referentes à frente três de trabalho, na região da Soledade. Esta etapa, a ser finalizada em novembro deste ano, compreende mais um viaduto, dois túneis - que servirão de ligação entre o Comércio e a Estrada da Rainha -, vias de superfície e contenções.
De acordo com a Conder, a frente quatro de operações, na avenida Heitor Dias, irá começar em junho. Terá como principais serviços vias de superfície, macrodrenagem e contenções, a serem edificadas até setembro de 2011. Este mesmo prazo de término tem a frente cinco, com intervenções nas avenidas Heitor Dias e Glauber Rocha, que começarão em outubro com mais três viadutos. Por fim, as frentes seis e sete, na Baixa de Quintas e na Estrada da Rainha, respectivamente.
Via Expressa Baía de Todos-os-Santos
Extensão
4.297 m
Percurso
Porto de Salvador/ BR-324
Trajeto
Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte (BR-324)
Faixa
10 – 6 para tráfego urbano e 4 exclusivas para veículo
Túneis
3 (370 m)
Elevados
14 (4.142 m)
Pista de rolamento
23.225 m
Passarelas
4
Ciclovia
3.200 m
Passeio
35.500 m²

Ponte Salvador-Itaparica: um novo vetor de desenvolvimento
Em paralelo à construção da Via Expressa, a ponte Salvador-Ilha de Itaparica também será uma nova alternativa de mobilidade urbana e de transporte de cargas. Trata-se de mais um projeto do Governo da Bahia, que irá compor o futuro cenário logístico e de infraestrutura da Baía de Todos-os-Santos.
Além de ser uma nova via de acesso a Itaparica, em alternativa ao ferry-boat, o projeto se configura como um vetor de desenvolvimento que completa uma estrutura modal de transporte e acesso à capital. “A futura ponte vai desenvolver a interligação entre Salvador, Recôncavo, Baixo Sul, Sul e Oeste da Bahia, abrindo uma nova rota de entrada e saída por Salvador, a chamada saída Oeste”, esclareceu o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro.
A ponte, que deve ter entre 11 e 12 quilômetros de extensão, integrará um sistema que engloba, ainda, as duplicações da BA-001, na Ilha de Itaparica, da Ponte do Funil e das BA's 001 e 046, entre Nazaré e Santo Antônio de Jesus (entroncamento com a BR-101). Ela servirá, também, como quilômetro zero da BR-242, que corta todo o estado, do Paraguaçu até Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.
O projeto está em fase de modelagem, priorizando os processos referentes aos estudos de impacto ambiental e sócio-econômico, para, posteriormente, ser submetido à licitação. “Nós realizamos uma primeira etapa, que foi uma fase de ausculta, a qual chamamos de manifestação de interesse, para que os interessados pudessem responder ao Governo do Estado sobre seu desejo de participar desse empreendimento. Agora, nós estamos numa fase de elaboração dos projetos básicos”, pontuou o secretário.
Junto ao vetor de desenvolvimento Oeste, está a oferta de equipamentos turísticos, potencializada pela iniciativa, já que a ponte facilitará a chegada a polos turísticos baianos como Itacaré, Ilhéus, Belmonte e Baía de Camamu.“A partir dessa estrutura vamos poder ofertar aos baianos uma nova rota de saída e turismo, que influenciará e beneficiará a economia de várias regiões, não só da Metropolitana e da Ilha. Enfim, será possível melhorar a vida das pessoas, integrando várias regiões do Estado, de maneira a promover o desenvolvimento econômico e, principalmente, social”, resumiu Pinheiro.

Emissário Submarino garante 90% de coleta sanitária
Em complementação às obras viárias em Salvador, o Governo da Bahia avança na conclusão do Emissário Submarino da Boca do Rio. As obras já estão 95% finalizadas. Assim, quem vislumbra a paisagem da Baía de Todos-os-Santos e a orla soteropolitana não imagina que, para preservá-las, um vasto sistema de tubulações, numa profundidade de 45 metros em alto-mar, está interligando Salvador e Lauro de Freitas.
O emissário integra as obras do programa Água para Todos, dentro da construção do Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe. Quando concluído, no final de abril deste ano, o sistema vai garantir o tratamento adequado e a disposição final dos esgotos gerados em Salvador e Lauro de Freitas, de maneira rápida e segura. Com a ampliação do sistema de esgotamento, a capital baiana vai atingir um índice de 90% de atendimento em coleta sanitária.
“Uma parte importante dessa ampliação vai permitir a cobertura dos bairros de Salvador que ainda não são atendidos por um sistema de esgotamento sanitário. Isso vai fazer com que a população tenha mais saúde, porque os esgotos vão ser afastados da casas e das ruas, permitindo, inclusive, a despoluição dos rios urbanos de Salvador”, afirmou o superintendente de Meio Ambiente da Embasa, Júlio Mota.
Estão sendo investidos R$ 205 milhões nas obras, dos quais 75% vêm do PAC Saneamento, em regime de parceria público-privada. Cerca de 1,3 milhão de pessoas vão ser beneficiadas em mais de dez bairros. Tudo isso, por meio de um sistema de tubulações de 3,63 mil metros.
“Essa é a tecnologia mais avançada e a melhor alternativa, que nos garante a possibilidade de ampliação desse sistema para que a gente consiga uma cobertura de 100% e deixe de ter doenças, que há mais de 100 anos não existem nos países desenvolvidos”, disse Mota.
Aos poucos, a população soteropolitana está conhecendo as dimensões do emissário, mostrando aprovação frente aos futuros benefícios, como é o caso do comerciante Valter Nunes. “Esta obra vai ser boa para mim e para muitas pessoas, já que vai garantir saneamento básico e preservar nossas praias”, elogiou.
Texto:AGECOM

Nenhum comentário: