Ferrovia Oeste-Leste vai contribuir para crescimento da economia baiana
GASENE: discurso do Governador Jaques Wagner
Após a inauguração do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene) nesta sexta-feira (26), em Itabuna, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner participaram, em Ilhéus, do lançamento do edital de licitação que escolheu as empresas que farão os 14 lotes da construção de Ferrovia Oeste-Leste, considerada uma das principais obras de infraestrutura do Brasil.
GASENE: discurso do Governador Jaques Wagner
Após a inauguração do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene) nesta sexta-feira (26), em Itabuna, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner participaram, em Ilhéus, do lançamento do edital de licitação que escolheu as empresas que farão os 14 lotes da construção de Ferrovia Oeste-Leste, considerada uma das principais obras de infraestrutura do Brasil.
Ilhéus é o ponto final da ferrovia, que sai de Figueirópolis, no estado do Tocantins, e percorre 1,4 mil quilômetros, até chegar ao mar. No caminho, ela passa por 32 municípios baianos e cruza o estado de ponta a ponta, no sentido oeste-leste. A Fiol também liga a Bahia a outros estados, através do cruzamento com a Ferrovia Sul-Norte, que terá 3,1 mil quilômetros, entre o Pará e São Paulo.
A Fiol entra na Bahia pelo município de São Desidério, na região oeste, a 1,1 mil quilômetros de Ilhéus. Na zona rural do município, uma placa de madeira fincada no chão indica que aquele ponto faz parte da rota da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia. A marcação é uma das poucas deixadas pelo trabalho de medição do projeto, que está concluído. No oeste, a ferrovia servirá ao transporte dos produtos do agronegócio. Algodão, milho, café e soja, que tem a maior área plantada e este ano produziu uma safra recorde de 2,9 milhões de toneladas.
Segundo Jaques Wagner, a Ferrovia Oeste-Leste será uma importante alternativa para o transporte de cargas, estimulando novos investimentos e potencializando as exportações baianas. “Esta é a maior obra de infraestrutura da história da Bahia. É a garantia do escoamento da produção agrícola e mineral e vai contribuir muito para o crescimento do estado”, afirmou.
Entre os presentes na inauguração do Gasene e no lançamento do edital da Fiol estavam também a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, o secretário de Planejamento da Bahia, Walter Pinheiro, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o senador César Borges, José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e José Nilton Azevedo,prefeito de Itabuna.
Mineração
Em direção ao mar, a ferrovia segue, passando por Correntina, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Caetité, onde está tudo pronto para a exploração de 470 milhões de toneladas de minério de ferro.
A Mina Pedra de Ferro está ligada à Fiol por meio de um ramal de 20 quilômetros. De Caetité até o mar, a ferrovia percorre mais 530 quilômetros e passa por outros 15 municípios. Em Ilhéus, ela se encontrará com o Porto Sul, que vai ser construído na Ponta da Tulha, litoral norte da cidade. Na região será instalado também um aeroporto, formando um grande complexo logístico e uma zona de processamento de exportação (ZPE).
Primeira etapa fica pronta em 2011
O projeto da Ferrovia Oeste-Leste foi desenvolvido pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa do Ministério dos Transportes especializada na construção de ferrovias. Ele foi inspirado no projeto desenvolvido pelo engenheiro baiano Vasco Neto, há cerca de 50 anos. Para realizar a construção, a obra foi dividida em três etapas:
a primeira, entre Ilhéus e Caetité, tem 530 quilômetros,
a segunda, entre Caetité, Barreiras e São Desidério, 413 quilômetros,
e a terceira, de São Desidério a Figueirópolis (TO), 547 quilômetros.
A previsão é de que a primeira etapa da construção da ferrovia esteja concluída no primeiro semestre de 2011, a segunda no primeiro semestre de 2012 e toda a ferrovia até o final de 2012.
Ainda em Ilhéus, Lula e Wagner assinaram contratos do programa Minha Casa, Minha Vida, do PAC Saneamento e entregaram 27 veículos para as Polícias Civil e Militar na região Sul da Bahia
.
Gasene
Gasene
A inauguração do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene) marcou o início do funcionamento da primeira central de distribuição de gás, implantada pela Bahiagás, para comercialização do GNV, potencializando a interiorização do combustível limpo na região.
Em Itabuna, Wagner anunciou o programa de incentivo ao uso do gás natural veicular pelos taxistas locais. Por meio da iniciativa, executada pela parceria entre a Bahiagás e a Desenbahia, serão ofertados subsídios com linhas de crédito facilitadas para que os profissionais possam custear, de maneira acessível, a implantação do kit gás em seus veículos.
Durante discurso no Parque de Exposições de Itabuna, Jaques Wagner destacou que a inauguração do Gasene abre um novo ciclo de desenvolvimento para a região sul da Bahia, que já foi responsável por 60% da arrecadação do estado e que hoje enfrenta dificuldades. O governador disse ainda que, além do Gasene, a construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste também vão contribuir para alavancar a economia da região.
Na cerimônia em Itabuna, Wagner aproveitou para anunciar a duplicação da BR-415, que liga Itabuna a Ilhéus. Lula assegurou que a obra já está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II).
Fonte:AGECOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário