domingo, 28 de março de 2010

Ferrovia Oeste-Leste vai contribuir para crescimento da economia baiana
O projeto da Ferrovia Oeste-Leste foi desenvolvido pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa do Ministério dos Transportes especializada na construção de ferrovias.

Ele foi inspirado no projeto desenvolvido pelo engenheiro baiano Vasco Neto, há cerca de 50 anos. Para realizar a construção, a obra foi dividida em três etapas: a primeira, entre Ilhéus e Caetité, tem 530 quilômetros, a segunda, entre Caetité, Barreiras e São Desidério, 413 quilômetros, e a terceira, de São Desidério a Figueirópolis (TO), 547 quilômetros.

A previsão é de que a primeira etapa da construção da ferrovia esteja concluída no primeiro semestre de 2011, a segunda no primeiro semestre de 2012 e toda a ferrovia até o final de 2012.
Ainda em Ilhéus, Lula e Wagner assinaram contratos do programa Minha Casa, Minha Vida, do PAC Saneamento e entregaram 27 veículos para as Polícias Civil e Militar na região Sul da Bahia.
GaseneA inauguração do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene) marcou o início do funcionamento da primeira central de distribuição de gás, implantada pela Bahiagás, para comercialização do GNV, potencializando a interiorização do combustível limpo na região.
Em Itabuna, Wagner anunciou o programa de incentivo ao uso do gás natural veicular pelos taxistas locais. Por meio da iniciativa, executada pela parceria entre a Bahiagás e a Desenbahia, serão ofertados subsídios com linhas de crédito facilitadas para que os profissionais possam custear, de maneira acessível, a implantação do kit gás em seus veículos.
Durante discurso no Parque de Exposições de Itabuna, Jaques Wagner destacou que a inauguração do Gasene abre um novo ciclo de desenvolvimento para a região sul da Bahia, que já foi responsável por 60% da arrecadação do estado e que hoje enfrenta dificuldades.

O governador disse ainda que, além do Gasene, a construção do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste também vão contribuir para alavancar a economia da região.
Na cerimônia em Itabuna, Wagner aproveitou para anunciar a duplicação da BR-415, que liga Itabuna a Ilhéus. Lula assegurou que a obra já está inclusa no Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II).

SEPLAN
Repetindo noticia já publicada neste blog.
Grande evento no Centro de Convenções em Ilhéus
Foi assinado hoje o contrato para a construção de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida para alguns municipios da Bahia, dentre eles o empreendimento Residencial Morada das Brisas no Km 5 da rodovia Ilhéus a Itabuna, antes do Banco da Vitória com 496 unidades com custo total da obra orçada em R$19.700.000,00.
A empresa responsável pelas obras a Formapronta Estruturas e Engenharia Ltda, terá como gerente de obras o arquiteto Saulo Piton e o seu inicio se dará mais tardar no inicio de maio próximo.

Nenhum comentário: