Extra da Rótula do Abacaxi expõe a maquete da Via Expressa
A maquete da Via Expressa Baía de Todos os Santos está exposta no Supermercado Extra, da Rótula do Abacaxi, para que a população possa ver de perto como serão as mudanças projetadas para o trânsito na região, que concentra um dos pontos mais críticos da cidade. O propósito é levar a maquete para locais de grande circulação e, assim, mostrar detalhes da maior obra viária dos últimos 30 anos na capital baiana, que está sendo executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).
Durante duas semanas, quem visitar o local poderá melhor visualizar as duas primeiras frentes de trabalho da obra (BR-324/Cabula e Rótula do Abacaxi), cujo término está previsto para o primeiro semestre deste ano.
A maquete, com três metros quadrados, confeccionada com espuma, chapa de poliestireno, pó de serra, isopor e tinta automotiva, mostra como ficará o trânsito na região da Rótula do Abacaxi ao final das obras, livre da retenção das sinaleiras. Na área, diariamente, circulam mais de 40 mil veículos. “Queremos por fim aos intermináveis engarrafamentos na região, melhorando a circulação nas vias de acesso à Rótula, pela BR-324, ao Iguatemi, Cabula, Retiro e Avenida Heitor Dias”, afirma o presidente da CONDER, Milton Villas-Bôas. Segundo ele, a obra servirá ainda para melhorar a integração entre os bairros, nesta área da cidade, com a construção de vias de acesso exclusivas para ônibus, caminhões de carga e veículos de passeio e ainda passarelas e ciclovias. O investimento estimado apenas para essa etapa da obra é de R$ 108 milhões, dos R$ 381 milhões, disponibilizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
A Via Expressa Baía de Todos os Santos, projetada pela CONDER, promoverá a solução definitiva para os congestionamentos na região da Rótula do Abacaxi. A obra em execução prevê a construção de um acesso moderno e seguro para o transporte de cargas, que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana, e a criação de novas opções para os 62 mil veículos que vão transitar diariamente pela nova via.
Além de criar um novo acesso para a Cidade Baixa, a Via Expressa proporcionará também a melhoria da circulação de veículos, garantindo maior acessibilidade e integração com o sistema viário já existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos e ciclovias.
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