domingo, 20 de setembro de 2009

A Baia de Todos os Santos e sua importância para o Brasil

Porto de Salvador
Porto de Aratu

Base Naval de Aratu
Baia de Todos os Santos a segunda do mundo em extensão ficando atrás apenas de uma no Canadá, que entretanto fica congelada quase o ano inteiro, transformando assim a baia de Todos os Santos na maior do mundo em navegabilidade, aliás de excelentes condições, com inclusive 1.051 km 2 de extensão, com 56 ilhas das quais a maior ilha maritima do Brasil a de Itaparica em cujas terras existem dois municipios o de Vera Cruz e de Itaparica.
Dentro dessa baia existe uma outra baia que é a de Aratu, onde encontramos a Base Naval de Aratu e o Porto do mesmo nome e inclusive nessa área de grande paz e segurança encontramos recantos de grande beleza como a praia de Inema próxima a área ocupada por nossa Marinha, onde até presidentes passam férias.
Baia, é um pequeno golfo de boca estreita (com a penetração das águas do mar)a qual se alarga para o interior. A baia de Todos os Santos com volume de águas de aproximadamente 6,39 trilhões de metros cúbicos , águas protegidas, profundas e mansas, com extensão costeira de 184 km banhando alguns municipios, principalmente Salvador, capital do Estado da Bahia e a terceira cidade brasileira em população.
É noticia que os Portos de Aratu e Salvador passarão por melhorias, com ampliações e inclusive há manifestação de interesses de empresas privadas nas intervenções e explorações dos mesmos.
Segundo comentários há estudos da Marinha do Brasil de dotar a Base Naval de Aratu de condições modernas para um melhor atendimento do interesse nacional e é óbvio que o governo da Bahia deveria aproveitar a ocasião em razão da assinatura do acordo entre Brasil e França para ao invés de se construir um novo porto no Rio de Janeiro ou em outro qualquer lugar, aproveitar as condições favoráveis de situação geográfica, de segurança e trazer os investimentos para a ampliação da Base Naval de Aratu, inclusive com a construção de Estaleiros e a ampliação dos Estaleiros em São Roque do Paraguassú, localizado também dentro da baia de Todos os Santos.
Efetivamente dado a situação geográfica da Bahia em relação a costa brasileira, dado a segurança, e certamente a uma redução de custos no investimento, traria para o estado condições de puxar novos investimentos melhorando a mobilidade urbana com um melhor transporte maritimo do continente para as ilhas, inclusive recentemente teve restabelecida a ligação bairro da Ribeira ao subúrbio de Plataforma que dependia do uso da Avenida suburbana e ou a linha férrea Calçada a Paripe.
Recentemente foi aprovado a aplicação de R$287,5 milhões em recursos federais para a despoluição da baia de Todos os Santos e outros ações estão centradas visando beneficiar a mobilidade, o encurtamento das distâncias entre Salvador( os Portos de Salvador e Aratu) com a Bahia e outros estados do Brasil, o fluxo de turistas, enfim o aproveitamento da natureza em beneficio do homem com a preservação da mesma.
E dessa alavancada rumo ao desenvolvimento e progresso, vejo a Bahia também contemplada com a construção da Ponte Salvador a Itaparica e por isso suscita fazer nascer, provocar e causar um movimento popular se aliando ao governo Wagner para que haja uma parceria público privada para a realização desse empreendimento que ajudaria a consolidar a economia crescente do estado da Bahia.
A você que acabou de fazer a leitura desse comentário apelo, tenha a certeza pensargrande é ousadia, é coragem, é defesa dos interesses da Bahia e de seu povo e também do Brasil, e para aqueles que imaginam que as ideias acima não passa de sonho e utopia é só esperar para ter a concretização das reivindicações aqui lançadas, pedidas e até exigidas.
Fotos :Google











3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente todos os baianos devem apoiar as ações do governador Wagner em defesa do estado sem prejuizos da nação.
Gostaria que este blog fizesse uma pesquisa de como anda os projetos da Ponte Salvador a Itaparica, pois também tenho a mesma opinião de que será um grande marco para o desenvolvimento de toda a Bahia

Anônimo disse...

Gostei do comentário e acredito que o governador da Bahia saberá cuidar de nossos interesses mantendo os contatos com os ministérios responsáveis e também com empresas privadas para que tenhamos inúmeras realizações para transformar a Bahia, como aliás já está acontecendo e saindo daquele faz de conta que é governada por ACM e seus seguidores.
Uma coisa é importante declarar, Wagner necessita tambem que o presidente Lula corte a arrogância de Geddel tomando-lhe o ministério e se por questões de aliança tem que continuar sendo do PMDB que seja de outro estado, pois é inquestionável que onde o PT é mais forte no país é na Bahia, haja vista os ultimos resultados eleitorais.

Anônimo disse...

Felizmente,a Bahia mudou, graças ao Governo Wagner.Trabalha o tempo todo, sempre Pensando Grande.Infelizmente, o mesmo não acontece aqui em nossa cidade, graças aos nossos políticos de meia tijela,interesseiros,que só Pensam Pequeno.Ponte, Marina, shopping,nada disso vai acontecer.Pena.Vai sair sim, graças ao Governador Wagner,novo aeroporto e porto, ZPE. Terminal Pesqueiro e outras obras de grande importancia para nossa região.Isso é fazer política séria, algo que não acontece com o DEM, PSDB, PSC etc.