sábado, 26 de setembro de 2009

Ampliação de portos na Bahia



















As duas primeiras fotos são do porto de Salvador e as duas outras do porto de Aratu.

O projeto de ampliação dos portos de Aratu e Salvador foram aprovados pela Secretaria Especial dos Portos. A profundidade do porto( cais) de Salvador passará de 12 para 15 metros, o que permitirá a atracação de navios de maiores calados o que oferece uma estimativa de um crescimento de movimentação de contêineres de 15 para 20 milhões ano.

Salvador a terceira capital do país tem apenas o 8º porto em movimentação de contêineres do pais.

Veja abaixo o texto da Codeba:
Com uma movimentação de cargas, que cresce ano após ano no mesmo ritmo do desenvolvimento econômico implementado no Estado, o Porto de Salvador, localizado na Bahia de Todos os Santos, exibe os títulos de porto de maior movimentação de contêineres do Norte/Nordeste e 2º maior exportador de frutas do Brasil.
É neste ritmo, de intensa movimentação, que o porto de Salvador se prepara para novos investimentos em modernização tecnológica e de sua infra-estrutura portuária, implementando maior agilidade operacional e tarifas mais competitivas. O objetivo é proporcionar a infra-estrutura necessária para o escoamento de produtos, atendendo às reais necessidades dos importadores e exportadores nacionais.
Para isso, já está prevista a construção de dois novos berços de atracação para navios de grande porte, com calado de 14 metros, na extensão do cais de Águas de Meninos. Os novos atracadouros terão aproximadamente 465 metros na direção norte, aumentando a capacidade de atracação de navios e ampliando a área de movimentação e armazenamento de mercadorias em 100 mil metros quadrados. O escoamento da produção será facilitado a partir da construção de via portuária ligando o Porto à BR-324.
A revitalização do Porto de Salvador vai mais além e sugere a recuperação de todo o bairro do Comércio, onde está localizado.
O projeto prevê investimentos que extrapolam a ordem de R$150 milhões a serem rateados entre as esferas de governo federal, estadual e municipal, e parceira com a iniciativa privada. O objetivo: alcançar posição de destaque dentro do novo mapeamento da infra-estrutura portuária do Brasil.
Porto de Aratu
Responsável por 60% de toda a carga movimentada em modal marítimo no Estado, o Porto de Aratu detém inegável importância no processo econômico da Bahia, uma vez que oferece suporte ao escoamento da produção e da entrada de produtos para o Pólo Petroquímico de Camaçari, o Centro Industrial de Aratu (CIA) e o Complexo da Ford de Camaçari.
A movimentação é referente a produtos líquidos, gasosos e granéis sólidos, a exemplo de concentrado de cobre e fertilizantes. Para movimentar esta carga, o Porto possui infra-estrutura de quatro terminais, sendo um para produtos gasosos (TPG), com berço de 180 metros; outro para granéis líquidos (TGL), com dois berços que perfazem 340 metros e dois para granéis sólidos (TGS), com três berços, numa extensão de 366 metros.
Entretanto, a política de modernização da Codeba, anuncia uma nova era para o Porto de Aratu, com a instalação de equipamentos mais modernos que aumentem ainda mais a agilidade do trabalho e o fluxo no trânsito de embarcações e movimentação e distribuição de cargas. O avanço tecnológico previsto vai situar o porto entre os mais modernos do país













6 comentários:

pensargrande disse...

Pensargrande diz: Em 2008 conforme dados oficiais da Codeba, o Porto de Ilhéus movimentou 258.012 toneladas (em 2004 chegou a 1.024.857t) apresentando os seguintes dados por sentido de operação:
Exportação : granéis sólidos 171.700t, carga geral solta 14.662t,totalizando 186.362t e na importação granéis sólidos Zero e carga geral solta 71.650t que representa o movimento geral em importação.
Em carga em Contêiner zero. O de Salvador foi de 15 milhões.
Assim o movimento do porto do Malhado foi 186.361t em exportação e 71.650 em importação, perfazendo o total de 258.012t

Anônimo disse...

O movimento pequeno do porto do Malhado em Ilheús decorre do paqueno calado de seu cais, que impossibilita atracação de grandes navios e por consequencia as exportações do Oeste da Bahia está sendo feita através de portos do Espirito Santos, Pernanbuco e tambem de Salvador.
É fato tambem que as exportações partidas de Ilhéus não ajudam a alterar os dados fornecidos pelo comentário de pensargrande.
E aí a importância da construção da ferrovia oeste/leste e do porto sul, que alguns teimam em criar obstáculos para suas construções.
Uma coisa é fato: sem porto sul, não tem ferrovia.

Anônimo disse...

Com grande ou pequeno calado, o porto deve sair da cidade para o norte ( Porto Sul ),pois na época de transporte da soja todo o bairro Cidade Nova vira um caos,com inúmeros caminhões de grande porte estacionados em suas ruas atrapalhando todos que ali circulam.Uma poluição sem precedentes que terminam levando a sérias doenças respiratórias.Por esse e outros motivos sou a favor da implantação urgente do Porto Sul.

Anônimo disse...

A razão de não acreditar.
Em Ilhéus onde políticos que nada fazem pelo município e que pretendem voltar ao poder como Veloso e Ângela, os que almejam retornar ao poder como Jabes, forasteiros sem conceito por envolvimento passado como Josias querendo fazer de Ilhéus uma de suas bases, tudo isso reunido é muita agressão para meu cérebro quarentão;
Como acreditar em candidata como Ângela que em um de seus realeses apontou como obra em andamento o Pavilhão de Feiras junto ao Centro de Convenções em Ilhéus, quando si quer existe projeto para tal;
Como acreditar que o governador Wagner assinou em maio deste ano o contrato para a construção da CRPT e até agora a obra não saiu do chão, com cinco meses transcorridos daquele ato e que ainda por cima Ângela diz aos quatro ventos ter sido indicação sua;
Como acreditar se em um centro sabidamente adiantado o Rio de Janeiro, tem uma obra do PAC de valor estimado em R$1 Bilhão, interrompida por ação do Ministro do Meio Ambiente, o Sr. Carlos Minc por causa de pererecas.
É muito forte para levar a sério a pretensão nacional de se chegar ao 1º mundo (que se protejam as pererecas na amplitude da palavra, mas sem impedir o desenvolvimento)aumentando os custos das obras por paralisações desse nível;
Como acreditar em Complexo Intermodal ( Aeroporto – ferrovia e porto sul) se nem o aeroporto Jorge Amado, ainda não está funcionando na plenitude de nossas necessidades. E tem mais os ambientachatos ainda não começaram a defender as muriçocas, baratas e minhocas da ponta da Tulha e por certo terão muitos argumentos para impedir que as obras se concretizem. Será que se eu chegar aos sessenta anos tudo vai está funcionando?
Hoje Samuel Celestino em um grande comentário (em tamanho) critica as obras em Salvador, do Metrô, da Via Expressa Baia de Todos os Santos, do Porto de Salvador e tantas outras (é sabido a má vontade dele para com Wagner e Lula), entretanto em muita coisa tem razão.
Então, é exatamente por isso que é difícil acreditar.
Desculpe pelo tamanho da mensagem.

Carlos Alberto disse...

Tambem não acredito que as obras que beneficiariam Ilhéus seja feitas, pois os politicos daqui levam os 365 dias de cada ano a fazer politicagem e como a maioria absoluta dos eleitores não sabem votar, Ilhéus a cada ano piora sua administração por eleição de pessoas que não tem competencia, mais que amam dinheiro fácil e posição.
Enquanto Ilhéus tiver politicos como Veloso,Angela,Jabes,Jailson,e outros do mesmo nivel e ainda votar em Geraldo e agora o bloco do PT pensar em eleger Josias, aquele que renunciou para não ser cassado a coisa vai piorando e por não ter força politica e o governador ser pessimamente assessorado em relação as informações sobre Ilhéus é que não acredito em porto sul, em ferrovia e muito menos em outro aeroporto.
Quantos otários, como você desse blog que defende o indefensável.
Sai prá lá que aqui os que triunfam são os Valdericos, os Nilton e outros iguais.
Aqui não consegue um DPT imagine um novo porto; aqui não consegue o aeroporto funcionar a noite, quanto mais construir um outro.
O povo daqui não deveria votar nessa gente ruim, procurar nomes de fora e limpos de caracter ou votar em branco como forma de protesto a essa cambada que só quer colocar dinheiro no bolso.
E você seu blogueiro, escreva sobre outras cidades, paises, e esqueça a esquecida e maltratada Ilhéus.
Ia esquecendo vocês que defendem Dr Ruy, deixe ele em paz, que no minimo teve um ato de inteligencia saiu do afundado PT( cruz,credo esse partido aqui em Ilhéus dá arrepios),onde poucos são os militantes sérios e que prestam.

Anônimo disse...

O porto mamão do Malhado teve cargueiro atracado recebendo vários caminhões para tristeza dos moradores da cidade nova e alegria da Codeba.