Embraer entrega novo jato ao governo brasileiro
Agência Brasil
BRASÍLIA - A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) entrega hoje ao governo brasileiro o primeiro jato 190 para uso da Presidência da República. A entrega será às 17h, na Base Aérea de Brasília. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, participam da cerimônia.
O Embraer 190 foi batizado de Bartolomeu de Gusmão. A previsão é de que até o fim do ano a Aeronáutica receba mais um avião desse modelo. O Bartolomeu de Gusmão tem as cores da Bandeira Nacional, conta com sistema especial de comunicações seguras e tem capacidade para 54 pessoas. Com espaço privativo para o presidente da República, o avião será usado, sobretudo, para o transporte de autoridades.
06:36 - 25/09/2009
Agência Brasil
BRASÍLIA - A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) entrega hoje ao governo brasileiro o primeiro jato 190 para uso da Presidência da República. A entrega será às 17h, na Base Aérea de Brasília. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, participam da cerimônia.
O Embraer 190 foi batizado de Bartolomeu de Gusmão. A previsão é de que até o fim do ano a Aeronáutica receba mais um avião desse modelo. O Bartolomeu de Gusmão tem as cores da Bandeira Nacional, conta com sistema especial de comunicações seguras e tem capacidade para 54 pessoas. Com espaço privativo para o presidente da República, o avião será usado, sobretudo, para o transporte de autoridades.
06:36 - 25/09/2009
COLETIVA - Ampliação do Porto de Salvador
O presidente da Codeba, José Rebouças, apresentará nesta sexta-feira (25/09), numa coletiva à Imprensa, às 10h30min, uma nova alternativa, para atender a crescente movimentação de contêineres no Porto de Salvador, já aprovada pela Secretaria Especial de Portos (SEP) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A proposta, segundo José Rebouças, é objeto de consenso prévio, afasta qualquer possibilidade de monopolio, e a Codeba não acredita na judicialização do processo, o que só poderia ser feito por quem não tem compromisso com a modernização do Porto de Salvador e no desenvolvimento do estado da Bahia.
Fonte: Ascom - Codeba
SÃO PAULO -
PRÉ - SAL
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse hoje, em São Paulo, em entrevista a jornalistas estrangeiros no País, que o Brasil precisa iniciar desde já a discussão e o planejamento para a exploração do petróleo da camada pré-sal. "Ou o pré-sal começa hoje, ou não daremos conta dele", afirmou. Dilma esclareceu que "dar conta" significa criar uma rede de fornecedores, construir novas refinarias e criar uma empresa petroquímica de porte internacional. De acordo com a ministra, o País vive um momento "especial, especialíssimo".Dilma lembrou que o acesso às reservas de petróleo da camada pré-sal interessa a empresas internacionais. Na avaliação dela, isso acontece porque o Brasil é um país atrativo para investimentos nessa área. "O Brasil é um país democrático e que respeita contratos", afirmou. "O Brasil pode tornar-se um grande exportador de petróleo."Dilma disse que a exploração de petróleo da camada pré-sal e a produção de etanol são atividades que o País pode desenvolver ao mesmo tempo. "Não temos dúvidas de que o Brasil é o país mais competitivo na área de etanol."
Postagem Estadão
Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009
Ferrovia de Integração Oeste-Leste
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste dinamizará o escoamento da produção do estado da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.490km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$6 bilhões até 2012.
A ferrovia ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.
Entre as vantagens previstas com a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste para o estado da Bahia estão a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional.
Por outro lado, a ferrovia promoverá a dinamização das economias locais, alavancando novos empreendimentos na região, com aumento da arrecadação de impostos, além de geração de cerca de 30 mil empregos diretos. A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste do estado, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas em 2015. Os principais produtos a ser transportados são soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro
Texto:VALEC
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