quinta-feira, 10 de setembro de 2009

- CONDER inicia a construção de novo viaduto na Rótula do Abacaxi
A CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) iniciou a construção de três pilares de sustentação do viaduto número 13 da Via Expressa Baía de Todos os Santos. A obra está sendo executada em dois canteiros centrais da Rótula do Abacaxi, entre a ligação das avenidas Barros Reis e Antônio Carlos Magalhães, no sentido da subida para o bairro do Cabula. Não haverá interferência na circulação de pedestres e veículos.
O viaduto número 13 vai ligar a avenida Heitor Dias ao Cabula, passando por cima da Rótula do Abacaxi. Para a construção destes três pilares de sustentação 30 operários estarão trabalhando durante aproximadamente 80 dias. “O projeto prevê a construção de cinco viadutos na Rótula do Abacaxi. A execução desta parte da obra representa 10% do total de pilares que serão levantados e não vai alterar a vida da população”, afirma Armindo Gonzalez diretor de operação da CONDER e coordenador executivo da Via Expressa. No local já foram implantados sinalizações de proteção e advertência.
A Via Expressa Baía de Todos os Santos, projetada pela CONDER, promoverá a solução definitiva para os congestionamentos na região da Rótula do Abacaxi. A proposta é a construção de um acesso moderno e seguro ao transporte de cargas, que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô ou Suburbana e a criação de novas opções para os 62 mil veículos que vão utilizar as novas faixas da via. Além de criar um novo acesso para a Cidade Baixa, proporcionará também a melhoria da circulação de veículos, garantindo maior acessibilidade e integração com o sistema viário existente, utilizando soluções como túneis, passarelas, viadutos e ciclovia. Trânsito
Um dos principais benefícios da Via Expressa Baía de Todos os Santos é a modificação completa do sistema viário existente na Rótula do Abacaxi. Atualmente, o local sofre com intensos congestionamentos, principalmente nos horários de pico, com reflexos negativos no trânsito em toda área central da cidade.
O grande desafio na execução das obras na Rótula do Abacaxi é a manutenção do tráfego no local e as interferências com as redes de insfraestrutura existente (água, esgoto, elétrica, telefonia e gás). Foram realizados estudos de tráfego específicos nesse trecho, que embasaram o plano de desvios desenvolvido para minimizar ao máximo os impactos previstos.
O investimento estimado apenas para esse trecho da obra é de R$ 108 milhões, dos R$ 381 milhões disponibilizados pelo convênio com o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. O cronograma dessa etapa prevê a conclusão para 2010.
Texto:CONDER

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