Porto é o vetor principal para o desenvolvimento do comércio exterior e se constitui uma necessidade premente para a implementação de diretrizes que levem ao progresso; a existência de portos modernos e com capacidade de atender aos gigantescos navios que conduzem riquezas desse mundo globalizado.Vou no que nos toca de perto os portos baianos:
Aratu, opera com graneis sólidos, líquidos e gasosos e há a pretensão além de sua ampliação a inclusão de um terminal de contêineres e num modal de cabotagem em parcerias empresariais.Já foi autorizada a dragagem com investimentos de R$62 milhões.
Ilhéus
Duas empresas estão estudando esse porto e já foi autorizado os estudos para a dragagem que deve chegar a 14 metros. Só na parte de estudos já foram gastos R$1,5 milhão.
O Porto de Ilhéus tem previsões de construção de um dolphin de atracação na extremidade norte do cais, de ampliação de retroária com mais de 100.000m2, aumento do calado de 10 para 14 metros, prolongamento do cais iniciamente em 80 metros e com a retroária concluida o porto poderá ter seu cais ampliado em mais de 600m, alcançando quase 1.200m.
Qual a situação atual? como andam essas obras?
Salvador
O lenga lenga que envolve a dragagem dos portos de Aratu e Salvador tem dia certo para acabar e se não der errado o fato acontecerá no próximo dia 05 de outubro e o fato a se registrar será o aumento do calado dos dois complexos para 15 metros de profundidade, com custo estimado em R$95 milhões.Atualmente a profundidade do porto de Aratu é de 12 metros e o de Salvador varia entre 8 a 12 metros dependendo do berço escolhido.
É possivel que a assinatura do contrato ocorra ainda em outubro e o tempo estimado para a conclusão das obras é de 180 dias.
O porto de Salvador terá a implantação de um berço público de 300m, a ser construído na ponta norte do porto, orçado em R$80 milhões( entrará no orçamento de 2010). O porto de Salvador terá um berço do terminal aumentado de 210 para 375 metros possibilitando a atracação de gigantescos navios.
Embora essas obras vão melhorar os portos da Bahia e mesmo com a construção do porto sul em Ilhéus, é também necessária a ampliação como está prevista do porto do Malhado em Ilhéus.
E que não se pare por aí, pois é preciso até investimentos estrangeiros para adequar os portos da Bahia em condições de não continuar a travar a economia do estado, pois a demanda cresce em proporções bem superior as soluções que estão sendo aplicadas ou anunciadas.
No porto de Salvador será aditado uma área de mais de 32.000m2 ao terminal de Contêineres que é controlada pela empresa Wilson Sons( leia Tecon); em outra área do porto será usada como berço público para atracação de navios com contêineres.O porto terá tanto na atual arrendatária quanto o cais público 350 metros de extensão, que poderá ter o atracamento de embarcações de até 300 metros.O novo berço público deve custar em torno de R$100 milhões.
Essas são as noticias existentes na midia.
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