domingo, 13 de setembro de 2009




Estádio de Pituaçuo mais novo estádio da Bahia.

Têm muito mais de dois anos, bem antes do acidente da Fonte Nova que completará dois anos em novembro que eu já vinha fazendo apelos, comentários e dando opiniões sobre o estádio de Pituaçu, com a remessa de meus escritos para rádios, jornais, blogs e até órgãos do governo da Bahia, dando sugestões embasadas em conhecimentos formatados por estudos, pesquisas, momentos vividos e experiência da vivencia de acontecimentos sobre os estádios de Pituaçu e Fonte Nova.
Aqui à hora e a vez continuam nesse instante sendo o estádio de Pituaçu, a quem nos idos tempos dos governos passados dei o apelido de “o perseguido”.
Antes do acidente da Fonte Nova eu já sugeria a ampliação (inclusive com o fechamento da ferradura ou abertura para o Parque e /ou lagoa do mesmo nome) com a remodelação total de sua estrutura, com benfeitorias e pelos meus cálculos na época a sua capacidade alcançaria a um público de 45.000 espectadores.
Em minha visão, salvador a 3ª metrópole brasileira em população comportaria a Fonte Nova, o Barradão e o novo Pituaçu.
Minha opinião é que a cidade de Salvador e todas as regiões metropolitanas abrigariam harmoniosamente três grandes estádios para o esporte que juntamente com o carnaval envolve e comove multidões.
Os projetistas e responsáveis resolveram manter a ferradura e construíram o
Pituaçu dotando a Bahia de um estádio excelente, bonito, e que nos enche certamente de orgulho, só que sua capacidade é pequena para o atendimento a demanda dessa população que ama tanto o futebol.
Continuo achando que se Pituaçu tivesse fechado com arquibancadas o anel ou abertura onde hoje se colocou a torre com o Painel Eletrônico, estaríamos com um estádio apto até de ser palco dos jogos para a próxima Copa de 2014, precisando apenas da cobertura moderna que vai ser implantada na nova Fonte Nova.
Pituaçu mesmo com a construção do novo estádio para a Copa de 2014, é uma obra que não poderá novamente voltar a ser perseguida e será de forma mais natural possível o palco para os espetáculos de médio público (até sua lotação, em torno de 32.400 lugares).
E tanto isso é verdade, que recentemente Alex Escobar apresentador da Globo achou o Pituaçu um barato e que se o anel fosse fechado poderia ser o estádio da Bahia para a Copa de 2014, bastando somente que se construíssem estacionamentos.
Vários foram os elogios depoimentos sobre nossa praça esportiva e por essa razão que afirmamos que venha a nova Fonte Nova, que se reforme o Barradão, mais o estádio de Pituaçu já fazem inclusive parte da historia da Bahia, como o recente 4 X 2 que o Brasil aplicou no Chile.
Nunca antes a Bahia assistiu jogos valendo por eliminatórias da Copa do mundo.
Mais uma vez parabéns ao governador Wagner e a sua equipe que deram a Bahia um estádio de futebol dos melhores do Brasil.

Nenhum comentário: