quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Democracia, politica e demagogia

A definição de Democracia é uma doutrina ou regime politico baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder que faz com que as pessoas tenham o direito sagrado de se expressar em defesa de suas vontades e escolhas.
Democracia é o governo do povo, pois o gestor do poder eleito pelo povo deve a esse o cumprimento do dever de defender a nação e o próprio povo.
Politica é a arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos, de defender ideias com habilidade, conduzir uma negociação com estratégia, defender os interesses de um povo, de um território seja um município um estado ou uma nação e respeitando sempre a relação humana com seus pares, seus adversários e com toda a gente que integra a população de seus contatos com fins políticos.
Em qualquer cidadão a maioria dos seus atos são políticos e exatamente por isso o direito do homem que faz politica de juntar a outros buscando de forma unida realizar seus ideais pela forma de um mandato.
Daí o direito de escolher a sigla partidária, mudar sua opinião quando consciente perceber que o que defendia não era exatamente o que seus princípios pediam.
Os seguidores de um politico podem ou não acompanha- lo em suas andanças e mudanças, mais nada impede que o respeito e a consideração continue, até porque fazer politica é lutar por ideais independente dos objetivos de auferir o poder e de ganhar dinheiro.
O respeito deve continuar existindo entre os que foram companheiros e por razões de conceituação ou de interesse próprio estão momentaneamente em lados opostos, pois a inimizade é um sintoma gravissimo de falta de muitos predicados morais.
Hoje alguém pode ficar ao lado do Amarelo e amanhã perceber que o Amarelo não era o correto para sua escolha ou interpretação e os que estão a observar não tem o direito de criticar, pois estaria ferindo princípios básicos da democracia e dos direitos constitucionais de nossa nação.
Demagogia é a dominação ou predomínio de facções populares obtido de forma não muito convincente para que saia auferindo vantagens captadas pelas paixões e sonhos populares.
Assim, mudar é um direito da Democracia e não tem lei que impeça de fazê-lo, pois se assim ocorrer não há efetivamente Democracia e sim o totalitarismo só aceito por cabeças pequenas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Os politicos mudam de partido em sua maioria buscando obter vantagens eleitorais, pois ideologia são poucos os que tem, como por exemplo o pessoal do PC do B.
Aqui em Ilhéus isso é fato rotineiro e não é diferente dos outros lugares.
Determinados politicos mudam sempre e a importância é menor de que outros levando em conta os partidos em que militavam.
No meu entendimento que voto no candidato e não no partido não vai alterar em nada.
Mudar de opinião no Brasil é corriqueiro, aqui se muda de parceiro, de emprego, de religião, de partido, de comportamento só não vejo mudar de preferência por time de futebol que me parece ser a escolha mais fiel.
Sr bloqueiro sai dessa, pois conheço gente que em um turno de eleição votou em um candidato e no 2º turno pulou para o outro lado para não perder.
E ainda por cima tem essa tal de pesquisa que induz ao eleitor mudar, o que tambem não é novidade em um pais que a maioria das mulhesres elegeu um presidente porque ele era bonito.
Fique quieto pois tudo muda, o clima, as modas, os conceitos, a educação,as posturas, afinal é um direito escolher o que lhe parece ser o melhor.

Anônimo disse...

Duas saidas do Pt fizeram um grande estrago a de Marina para o PV, com dados em pesquisas comprova a falta de aceitação de Dilma.
A de Dr Ruy Carvalho do PT de Ilhéus, que deixou o fraco partido em Ilhéus, sem nome próprio para a candidatura a Deputado Estadual.
Na Democracia é assim, cada um pode escolher seu caminho e nem por isso o mundo se acaba.
Em meu entendimento dois dois episódios o PT perdeu muito, mais avida continua e o negócio é agrupar as forças e transformar aqui em Ilhéus a sigla PT em um verdadeiro partido.
Quem está certo é o politico Jabes Ribeiro que está demonstrando que em Ilhéus o forte e prestigiado é ele.
O PT em Ilhéus é tão pequeno e fraco que aqui quem comanda o espetáculo é o PT de Geraldo Simões que tem base em Itabuna.
Triste sina, eta partidinho pequeno, onde cada um só pensa em si e nas conveniencias que o partido possam lhe oferecer em colocações, empregos, posições e que tudo vá pró inferno.

Anônimo disse...

Seria muito bom uma listagem com a vida politica de todos aqueles que militam na politica de Ilhéus, pois se comprovaria que é um jogo de interesses e de conveniencias.
Ideologia só com o PC do B.

Anônimo disse...

O maior aconteceimento foi a saida de Dr Ruy Carvalho do PT indo para o PV.
Boa sorte amigo pois embora seja petista meu voto será seu.

Anônimo disse...

Analisando a definição democracia, política e demagogia, chega-se facilmente à conclusão que só temos um nome em Ilhéus que não pode ser chanado de demagogo: Dr. Ruy. Grosso, bobo, pé frio, não dá tapinhas nas costas, não gosta de fornecer atestado médico gratuitamente, isso é o que se fala de Dr. Ruy; não analisam sua integridade moral, sua formação, seu trabalho como médico,seu zelo pelo bem público.Para muitos , nada disso importa.Preferem os demagogos, os enganadores.Quanto aos demais, incluindo aquele que está saindo do ovo e com raríssimas excessões, são verdadeiros demagogos, com o objetivo único de enganar o povo e auferir vantagens com o poder.Infelizmente, a seleção é grande e forte quando comparado com os verdadeiros democratas, como dr Ruy.

Anônimo disse...

Recentemente ocorreram muitas mudanças noo filiados de partidos politicos em Ilhéus, mas a que mexeu com a opinião pública foi a de Dr.Ruy Carvalho, que saiu do PT onde foi usado por alguns e se mudou para o pequeno PV, que tem uma mensagem forte em defesa do ambiente e da vida.
Espero que tudo corra bem para seu lado, pois havia muita gente chegado ao mesmo que talvez rivesse decretado sua saida do partido do Lula, internacionalmente conhecido como figura de ponta.

Anônimo disse...

Ruy acertou ao trocar de partido,mesmo para um de menor expressão,pois percebeu que não tinha como reconstruir o fragmentado PT ilheense, partido hoje desunido, com facções diversas,quase sem rumo, inclusive com gente tramando contra ele.Não foi demagogo, foi coerente.Sou petista e torço para que a casa seja arrumada,principalmente agora com a entrada de Rabat no partido.Também vejo com bons olhos o pessoal do PCdoB e o prefeito Newton. O próprio Veloso, que desde o início está com Geddel, não pode ser taxado de pula-cerca.Agora, a deputada Ângela e seu filho, projeto de político, esses são, sem sombra de dúvida, oque de pior existe na política ilheense. Jabes e Gurita já estão cuidando de afastá-los da vida mansa que levam, assim espero.