segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Polícia Militar é destaque no 187º desfile da Independência
A população baiana acordou cedo nesta segunda-feira (7), para exercitar a cidadania, acompanhando o 187º desfile de 7 de Setembro, coordenado pela 6ª Região Militar, Marinha, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador.
“Eu venho há 20 anos e todas as vezes, assim, vestida à caráter”, afirmou a funcionária pública, Gildete Santos, 62 anos, vestida com a bandeira do Brasil, dos pés à cabeça.
O destaque principal foi a Polícia Militar da Bahia, que desfilou com 1.600 componentes, desde os estudantes do Colégio Militar, até os oficiais do grupamento de Choque, Corpo de Bombeiros e Cavalaria.
O projeto da PM, ‘Patrulhando a Cidadania’, com crianças e adolescentes do bairro de Valéria, foi uma das atrações do 7 de Setembro.
A população se entusiasmou com as apresentações do grupamento do Choque e do Esquadrão Águia, sobre motocicletas.
O desfile teve início com a chegada do governador Jaques Wagner e do comandante da 6ª Região Militar, general João Francisco Ferreira, em carro aberto.
Depois, as bandeiras foram hasteadas ao som do hino nacional, executado pela banda do Exército, a mais antiga do país.
O desfile continuou com os ex-combatentes, seguidos pela novidade do desfile deste ano, os cadetes da Academia militar das Agulhas Negras, do Rio de Janeiro.
Os 4.500 militares e 1.600 civis começavam o desfile no corredor da Vitória, passando pelo Campo Grande, Avenida 7 de Setembro e terminavam nas imediações da Praça Castro Alves.
O grupamento da Marinha veio em seguida, com destaque para as mulheres, depois o grupamento do Exército Brasileiro, a Força Aérea, a Polícia Militar da Bahia, a Polícia Rodoviária Federal e o grupamento do Salvamar.
“Além de a gente ver essas apresentações lindas dos oficiais, é sempre bom exercer nossa cidadania, o Brasil é minha pátria e eu me orgulho disso”, declarou a dona-de-casa, de 54 anos, Angelina Oliveira.
Algumas pessoas, foram assistir ao desfile para prestigiar os filhos e amigos que participaram da comemoração cívica. “Eu cheguei cedinho, estou esperando meu filho, que estuda no colégio militar, e estou aqui muito orgulhosa dele”, afirmou a dona-de-casa, Francisca Souza.
As crianças, vestidas como ‘oficiais’ assistiram ao desfile muito animadas e ficaram impressionadas com as apresentações dos grupamentos, como a pequena Rose Bispo, de 12 anos. “Eu to achando lindo, os soldados e policiais, é muito legal ver todos eles desfilando”, disse.
Depois das tropas, o desfile foi encerrado pelas escolas da rede pública e algumas instituições e associações civis, que receberem o carinho do público que lotou o percurso de dois quilômetros do 7 de Setembro.
“A participação da população, a interação da comunidade com os militares é essencial para o exercício da cidadania, da ética e de todos os valores que são passados de geração para geração através do serviço militar”, explicou o general João Francisco Ferreira.Para o governador, o 7 de Setembro é, assim como o 2 de Julho, um exemplo do patriotismo da população baiana.
“As forças militares são um exemplo de cidadania e civismo e a presença da população no desfile, só mostra o quanto as pessoas valorizam o trabalho feito por eles”, declarou Wagner.
Desfile Naval Em paralelo ao desfile cívico, a Marinha promoveu um desfile naval, outra novidade no 7 de Setembro deste ano. Seis navios da Marinha participam do desfile, que ocorreu a partir das 10h30, desde o Porto da Barra até o Rio Vermelho.
Participaram do trajeto a corveta “Caboclo”, o navio patrulha “Guaratuba” e os navios-varredores “Aratu”, “Anhatomirim”, “Albardão” e “Abrolhos”.
Texto: AGECOM

Nenhum comentário: