quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ponte Salvador a Itaparica





PONTE SALVADOR-ITAPARICA TERÁ ESTUDO
07:12:31


Carneiro defendeu obra junto a ministério
Atendendo pedido do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT), o Ministério dos Transportes encaminhou ontem ao parlamentar ofício informando que a Secretaria de Política Nacional de Transportes (SPNT) solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a elaboração de um estudo de viabilidade técnico-econômico e ambiental com o objetivo de verificar a viabilidade de interligar Salvador a Itaparica por meio de uma ponte, obra sonhada pelo governador Jaques Wagner. Ofício com a solicitação foi encaminhado pelo deputado ao ministério em abril, pedindo apoio à obra que, segundo o documento, se constitui numa “antiga e legítima reivindicação do povo baiano e tem como escopo uma rodovia pedagiada, com três pontes sequenciadas sobre a Baía de Todos os Santos”.

O texto acima é de Bahianoticias.

Pensargrande já fez algumas postagens sobre o assunto, pelo que sugiro a leitura de uma delas abaixo editada.

Ponte Salvador a Ilha de Itaparica.Historia e noticias:

Há 29 anos (1980) foi noticiado que a Construtora Norberto Odebrecht apresentou uma maquete de uma ponte que ligaria Salvador a Ilha de Itaparica e que bancaria seus custos em troca da concessão para a cobrança de pedágios: mais os governantes da época não aceitaram e posteriormente concederam a TWB o direito de exploração de Ferry Boat por 25 anos, o mesmo tempo que seria do pedágio em favor da investidora.Será que você que está lendo pode entender o posicionamento acima?Em determinada ocasião um radialista e político, candidato a cargo Executivo prometeu em sua campanha construir uma Ponte de Salvador a Itaparica e como não acreditaram em suas promessas (os adversários gozavam taxando-o de maluco) perdeu a eleição.Houve uma época em que milhares de pessoas se deslocavam para a Ilha de Itaparica e as cidades próximas usando o Ferry Boat, com filas que levavam horas para que os veículos e passageiros embarcassem.Aí o governo do Estado da Bahia, começou a realizar obras no litoral norte partindo de Lauro de Freitas e alcançando outros municípios através seus litorais e posteriormente construindo a linha verde.Em conseqüência dessas intervenções construtivas e com o abandono dos governos carlistas, principalmente César Borges e Paulo Souto, a ilha foi perdendo seu valor, com muitos proprietários se desfazendo de seus bens, dado o sucateamento do transporte marítimo que ajudou a efetivamente matar o movimento de veranistas e turistas a ilha de Itaparica.Pontes SemelhantesA Rio – Niterói construída há anos tem a extensão de 13,2km e foi uma das razões do crescimento de Niterói e de outras cidades do Rio de Janeiro;Em Portugal tem uma ponte com 17,3 km sobre o rio Tejo.As recentes noticias sobre a Ponte Salvador a Itaparica.Segundo informações já divulgadas (embora a oposição e derrotistas acharem uma piada essa construção), o governador Wagner informou da disposição do Estado, juntamente com a União e empresas privadas levarem a cabo essa obra magnífica que mudará a geografia de Salvador e dos municípios diretamente beneficiados da ilha de Itaparica, que são Itaparica e Vera Cruz e todos os outros próximos.E porque isso?Imagine a construção da Ponte Salvador a Itaparica que vai inserir em total requalificação na mobilidade dos mencionados municípios (Salvador-Itaparica e Vera Cruz) e que por certo atrairão investidores que irão adquirir terras na ilha onde construirão Hotéis, Pousadas, Clubes, Condomínios Residências tudo isso enquadrado em um Plano Diretor, a fim de disciplinar essas intervenções, principalmente no que concerne a preservação do meio ambiente.Como benefícios mais diretos apontariam à redução do tráfego na BR324 e outras (assim ficariam mais preservadas), pois os veículos que se destinassem ao sudeste, sul e centro oeste, se serviriam da ponte como inclusive redutor do tempo de viagem.Conforme noticias e comentários publicados a Ponte Salvador a Itaparica (na ilha existe dois municípios Itaparica e Vera Cruz) terá uma distância entre 10 a 13 quilômetros de extensão na dependência do projeto a ser adotado, a profundidade chega a 42 metros e seu custo é estimado entre R$1,5 a 2 Bilhões e sua construção só seria viável através de uma parceria pública privada (PPP).Afirma-se que faltam estudos de viabilidade, projeto, cálculo estrutural e financeiro e que esses recursos dariam para comprar em torno de 40 ferries.Comenta-se que há dois modelos de projetos para a construção da ponte com vãos capazes de permitir a passagem de embarcações de grande porte, até porque dentro da baia de Todos os Santos, existe também a baia de Aratú.Noticiou-se também que nosso governador já conversou sobre o assunto com a Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff e com o Presidente Lula, centrando as conversações dentre as muitas vantagens que a Ponte integraria o Plano de Mobilidade Urbana que preparará Salvador para sediar a copa do mundo de 2014, além do que seria um novo vetor de expansão urbana já que Salvador já não possui áreas para seu crescimento físico.Falou-se que o Secretário do Planejamento Deputado Walter Pinheiro teria debatido com Prefeitos e Câmara de Vereadores e seguimentos organizados das cidades do recôncavo sobre a construção da Ponte, visando inclusive à implementação de um Plano diretor que atenda a metamorfose que essa Ponte provocará em todos esses municípios e no próprio estado.Pensargrande voltou a tocar no assunto, por achar de importância vital para todos os municípios envolvidos e para o estado da BAHIA e por achar o momento propicio da sua consumação; daí publicamente pedir a assessoria de comunicação do estado da Bahia, que atualize as noticias sobre o assunto.
Postado por Pensar Grande às 21:56 0 comentários

Pensargrande aguarda sua opinião sobre o assunto

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