terça-feira, 11 de agosto de 2009


10/08/200
Stock Car credencia a Bahia para receber a Fórmula Indy

O sucesso da realização do primeiro GP Bahia de Stock Car, no último domingo (9), coloca Salvador como a favorita para receber a primeira etapa nacional da Fórmula Indy, em março de 2010. Em reunião com o governador Jaques Wagner, nesta segunda-feira (10), o representante nacional da categoria automobilística, Carlos Ganso, afirmou que há grande possibilidade da prova entrar no roteiro de turismo esportivo do estado.
“Tenho de reconhecer que, até sexta-feira passada, as chances eram bem menores. Depois da Stock Car e da comprovação de que a competição poderia ser feita, certamente Salvador tornou-se uma grande possibilidade”, disse Ganso, informando que a escolha da sede da prova ainda não possui data definida, mas será conhecida neste mês.
Segundo o representante da Indy, a organização demonstrada com o GP da Stock Car, ao lado da realização de uma corrida em uma pista de rua, são os principais atrativos da capital baiana, frente às duas cidades concorrentes: Rio de Janeiro e Ribeirão Preto (SP).
No caso da primeira, a corrida seria realizada no aterro de Botafogo, considerado por Ganso como uma “excelente localização”. Ribeirão Preto tem como diferencial a grande produção de etanol, que será o combustível 100% utilizado na Fórmula Indy em 2010. “Portanto, todas as cidades têm suas particularidades mas, sem dúvida, Salvador está muito bem posicionada devido ao que nós vimos aqui, com a Stock Car”.
Modificações: Caso a capital baiana seja a escolhida para sediar a prova, as alterações no Centro Administrativo da Bahia (CAB), de acordo com Ganso, serão mínimas. O representante assegurou que o asfalto esteve perfeito e a largura da pista correta, dentro dos padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da própria Fórmula Indy, sendo igualado as pistas de Mônaco, Macau e Long Beach.
As modificações, assim, seriam realizadas no traçado do circuito, para “melhorar as ultrapassagens”, e na área dos boxes, já que na Indy todos os carros param no mesmo momento para reabastecer e trocar pneus. “Mas a principal mudança seria na área de segurança tanto dos pilotos quanto do público, porque na Indy os carros atingem velocidade em torno de 300 km/h”, concluiu.
Para o governador Jaques Wagner, há melhorias que precisam ser feitas, mas estas impactam em um aumento de 15 a 20% dos investimentos já aplicados na Stock Car. “Estrutura hoteleira nós já temos e comprovamos que podemos realizar uma prova automobilística com sucesso. Temos todo o interesse em ser escolhidos como sede e, pela organização que demonstramos no último domingo, temos todas as condições de concretizar mais esse sonho, que é o de trazer a Fórmula Indy”, comentou.
Wagner afirmou que está estudando todas as necessidades apresentadas pelos organizadores da Fórmula Indy, sobretudo, na captação dos recursos. “Já estamos realizando esforços para trazer a prova e, se conseguirmos, Salvador se consolidará como um destino esportivo do automobilismo”.
Texto:AGECOM

Nenhum comentário: